Aquele 1% de inspiração que a gente precisa ir buscar!

Por Redação

30/09/2022 10h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Começo nossa conversa de hoje com uma citação do mágico das palavras, o escritor Guimarães Rosa: “…O correr da vida embrulha tudo…”, trecho do conhecido romance de sua autoria, Grande Sertão Veredas. Pois muito bem, quando paro, penso e respiro em meio à nossa rotina atribulada, na correria insana do dia a dia, lembro do grande autor, lembro que esse “correr da vida” nos faz quase máquinas, em vez de humanos.

 

E vez em quando é preciso pausar, isso mesmo, pausar para produzir mais e melhor, olha que paradoxo (a psicóloga Adriana Bezerra compartilha várias dessas reflexões nas redes da @flowdesenvolvimentointegral)!

 

No nosso contexto, atuando como profissionais de mercado, eu arrisco dizer que buscar inspiração é fundamental. Assim mesmo, como base para o nosso trabalho, pra nossa entrega; é fundamento. Certa vez, numa palestra para alunos da graduação, um colega perguntou-me o que eu considerava essencial para um bom profissional de marketing, ao que eu prontamente respondi: primeiramente, gostar de gente, de comportamento; em segundo lugar e não menos importante, ter repertório.

 

Para exercitar ambas as situações, é preciso tempo. É preciso olhar atento. Enxergar com os olhos, escutar com os ouvidos, mas gravar tudo na memória da alma. Viver! E pra decantar tudo isso, é preciso tempo. Aí depois você coloca essa mistura pra jogo, com conteúdos, ações e demais práticas capazes de tornar uma marca um sucesso. Tempo nos permite ir buscar o 1% de inspiração tão precioso para a nossa formação.

 

Escutamos muitas vezes que o segredo está na execução, mas acredito que esteja mesmo no equilíbrio entre a capacidade de elaborar uma boa estratégia (aquele 1%) e a habilidade, método e disciplina para rodar os 99% da execução. Mesmo Ram Charan, o papa da execução no mundo, com livros best sellers em execução, cita: “qualquer que seja sua estratégia, qualquer que seja seu negócio, comece de trás pra frente, comece pelo consumidor”.

 

Essa máxima amplia nossa consciência para a necessidade de observarmos mais, buscarmos mais bagagem, catalogarmos experiências enriquecedoras em nossa trajetória. A gente só dá o que tem. Eu tenho feito meu dever de casa e torço que você esteja fazendo o seu, buscando inspiração da melhor e mais plural forma possível.

 

Vamos juntos, Com muita prosperidade e sucesso pra nós!

 

Camila Coutinho

Publicitária, Especialista em Marketing e Mestranda em Administração, atua há 21 anos no mercado, tendo exercido gestão de pessoas Brasil afora nos últimos 16, acumulando experiências executivas e consultivas em empresas de pequeno, médio e grande portes nas áreas Comercial e Marketing, dos setores industrial e de serviços.

Com forte crença na troca de conhecimentos, atua também como palestrante e docente convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de comunicação e negócios

Camila Coutinho
Consultora em Estratégia, Marketing e Branding e Fundadora da Nexum Mkt e Resultados
Camila atua há 23 anos no mercado, nas áreas Comercial e Marketing, entregando resultados positivos na última linha em empresas de pequeno, médio e grande portes dos setores da Indústria, Serviços e Varejo. Ao longo dessa jornada vem contribuindo para a Construção, Posicionamento, Reputação e Gestão de grandes marcas e projetos Nacionais e Internacionais Brasil afora, trabalhando ações ATL e BTL, com domínio do ferramental de Marketing – Branding, Pricing, Conteúdo, PR, LiveMkt, Experiência e Trade Omnichannel. Hoje lidera a Nexum, Consultoria de Estratégia e Marketing. Com forte crença na troca de conhecimentos, atua como colunista do Nosso Meio, escrevendo a Marketar, é palestrante e também professora convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de Comunicação e Negócios.