Aquela velha sensação de que o segundo semestre com seus meses de “bro” – setembro, outubro, novembro e dezembro passa mais rápido no calendário que o primeiro semestre, deve se acentuar nesse nosso 2022. O sentimento é o de que dezembro está logo ali, acenando pra gente.
A começar pelo volume de feriados, que não apenas tomarão um dia, mas viveremos os conhecidos “feriadões”, alguns maiores até que o do período carnavalesco. Adicione ao calendário a disputa eleitoral de outubro, esse ano com eleições que incluem o executivo do país, num ambiente nervoso, de polarizações, desilusões e incertezas.
Note que iremos às urnas em outubro, mas o tema já está batendo à nossa porta há alguns meses e, partir de agora, se dará de forma ainda mais intensa, tomando a atenção da sociedade, do consumidor e freando alguns investimentos. Em seguida, mais feriadões, outras datas comemorativas anuais e então a Copa do Mundo, dessa vez sediada no Catar e transmitida para nós, brasileiros, em horário comercial, ao longo dos dias, disputando e ocupando nossa atenção, além de alterando alguns hábitos rotineiros.
No melhor estilo “tudo junto e misturado”com a Copa do Mundo, teremos a Black Friday, data já consolidada também no Brasil. E então, é Natal! Amigos secretos, confraternizações, compras de presentes, ceias, viagens e tudo o mais que o período festivo e de férias todo ano nos traz.
O que é o Marketing tem com isso? Absolutamente tudo, meu amigo. A gente trabalha o mercado e este é dinâmico, calendário alusivo atípico de 2022. A depender do segmento que a sua marca atua, os movimentos podem ser, regido por hábitos de consumo, crenças, comportamentos e tudo isso é feito de GENTE. É com pessoas e para pessoas, como sempre abordamos na nossa jornada. Entre copo meio cheio e meio vazio, haverá diversas formas de enxergar e surfar esse inclusive, positivos.
Para quem se planejou lá atrás, há pouca ou nenhuma surpresa em jogo. Para quem não o fez, ainda há tempo de ajustar o leme, ser protagonista e tomar as rédeas da situação, revisitando ações e metas. Por falar em planejamento, já começou o seu para 2023? Também está na hora, mas isso já é assunto pra outra coluna.
Vamos em frente, gerando prosperidade e tornando nosso meio cada vez melhor.
Camila Coutinho
Publicitária, Especialista em Marketing e Mestranda em Administração, atua há 21 anos no mercado, tendo exercido gestão de pessoas Brasil afora nos últimos 16, acumulando experiências executivas e consultivas em empresas de pequeno, médio e grande portes nas áreas Comercial e Marketing, dos setores industrial e de serviços.
Com forte crença na troca de conhecimentos, atua também como palestrante e docente convidada na pós-graduação da UNIFOR, nos MBAs das áreas de comunicação e negócios.