Na contramão das estimativas de que a Inteligência Artificial irá substituir a mão de obra humana, esta segue sendo o recurso mais escasso para as organizações hoje em dia. Nove entre dez clientes que visitamos têm sentido essa dor, seja no agro, na indústria, serviços ou varejo. Os fatores que possivelmente explicam a escassez são diversos, como as mudanças econômicas, culturais, geracionais e a quebra de barreiras geográficas com o trabalho remoto.
Aqui, na Marketar, convido vocês a conversarmos sobre o tema, mas pela perspectiva de como melhor planejar o nosso 2026, considerando o peso dessa ferramenta tão essencial para o sucesso da nossa entrega: Gente.
1. Quais os desafios e oportunidades do negócio?
Uma área de marketing que soma e entrega, de fato, resultados positivos para a empresa, precisa estar alinhada com toda a organização. Compreenda como tem sido a aderência às metas atuais que o negócio estipulou para o ano vigente, como também quais são os desafios e oportunidades para o ano (ou os anos) seguintes, dentro e fora dos muros. Esse é um bom ponto de partida para pensar e dimensionar o perfil, tamanho e impactos que a sua área de marketing deverá gerar.
2. Desenhe a área pensando na entrega total
Valorize a interdisciplinaridade. Considere as sinergias atuais e futuras entre as subáreas do marketing, e a interação com as demais áreas, clientes e fornecedoras, dentro da própria empresa. Atentar para se a versatilidade nos perfis permitirá que, ao precisar promover ou substituir, você já tenha mão de obra disponível dentro do time.
3. A conta precisa fechar
Não adianta pedir recurso com o ano correndo. Da mesma forma que prevemos compra de maquinário, instalações, tecnologia e demais ferramentas que requerem investimento, devemos também prever, em orçamento, o recurso de pessoas. Com cargos e entregas bem definidos e a área bem dimensionada, o momento ideal para fortalecer o time é na aprovação do planejamento/orçamento para o ano seguinte. Com antecedência e um bom desenho, haverá de existir espaço para barganhar os melhores salários e benefícios, possibilitando trazer os melhores do mercado para o seu barco.
4. O melhor plano do mundo precisará de execução!
Não há sucesso sem execução. Como já disse o grande Ram Charan: “80% das ideias estão na execução”. A execução transforma ideias e conceitos em realidade, em resultado. Planejamento é ponto de partida, é norte, sem sombra de dúvidas, mas é quase impossível chegar do outro lado se você estiver sozinho, se não estiver trabalhando para ter um time melhor que você ao seu lado.