Centralidade do Cliente

Por Redação

05/09/2024 15h21

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Conhecer e entender os clientes, suas necessidades explícitas e ocultas, suas dores e, sobretudo, sua maneira de escolher, quais atalhos mentais, heurísticas e vieses impactam sobre suas decisões. Muitas vezes não basta “escutar” o que ele diz, é preciso também saber o que ele faz, seu comportamento.

Agrupar e identificar padrões de compras e comportamentos dos clientes, quais são similares e quais são diferentes. Gerar e produzir valor para estes clientes, soluções e produtos que resolvam suas demandas. Promover e ofertar valor, comunicação, branding, vendas, afinal, se o cliente desconhecer que existe seu produto ou marca, e como ela pode ajuda-lo, mesmo a melhor solução será desprezada. E, finalmente, entregar valor prometido, atender, ou superar, as expectativas e potencializar os resultados destes clientes.

O foco e a razão de ser das empresas, dos negócios e do marketing é este: entregar valor para os clientes!

  1. Entender
  2. Produzir (valor)
  3. Comunicar e ofertar
  4. Entregar (valor)
  5. Cultivar

Resultado disto? Lucro e longevidade. Resultados de curto e longo prazo, compras e recorrência de compras, fidelização e indicação. Foque na cadeia de valor para o cliente, foque no cliente.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.