Combinação
Proporção
Ordem
Fazer marketing pode parecer fácil e simples, os mesmos antídotos e as mesmas soluções. Tem profissional, ou empresa, que trata o ofício como uma grande prateleira de ações que são capturadas a revelia e aplicadas de forma atabalhoada.
Mas cada situação é diferente, cliente, concorrente e contexto mudam e interferem nos resultados e na prescrição, um plano de uma empresa hoje não se aplica a outra empresa do mesmo setor, não se aplica nem a mesma empresa em épocas diferentes, é sempre um ajuste fino, personalístico.
Se eu tivesse que resumir em quatro partes principais um projeto de marketing eu diria que ele é composto de:
Entendimento (informação e análise)
Combinação (a seleção de soluções que devem ser combinadas para atingir o resultado)
Proporção ( a proporão ou quantidade de cada soluções, umas mais, outras menos)
Ordem (sequência correta de aplicação, o que vem primeiro, o que vem depois e o espaçamento entre as aplicações)
Fazer certo faz a diferença.
Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possui 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
Leia também:
Processo de Decisão do ser humano