“Oh! Comandante, capitão
Tio, brother, camarada
Chefia, amigão
Desce mais uma rodada” diz a letra da música Saideira do grupo brasileiro Skank.
“Marketeiro, propagandista, Publicitário, guru, mestre, mago, professor, me ajuda por favor” e eu ainda acrescentaria mágico, equilibrista, psicólogo. É meus queridos, ser profissional de marketing é padecer no paraíso, já que estamos perto do dia das mães, ou ser tripolar. Somos muita coisa que não somos e a verdadeira essência é pouco conhecida.
Para começo de conversa, marketing não é propaganda, portanto não somos publicitários embora sempre estejamos juntos, uma ajudando o outro.
Propaganda e publicidade são parte do marketing, mas o marketing é bem mais.
Muito além da comunicação, o marketing cuida de toda a geração e entrega de valor da empresa para o seu mercado, em todos os níveis e em todas as zonas de contato com o cliente. Produto, preço, canal de vendas, PDV, comercial, equipe, comunicação, cultura, branding, trade, identidade, posicionamento. Jornada de compras, pesquisa de mercado, atendimento, equipe, dentre outras cositas mas. Digital e analógico, presencial e virtual, no curto prazo e no longo prazo, ou seja tudo tem que estar integrado, ajustado e pensado junto, aderente ao propósito da empresa e as demandas e necessidades, ou “dores”, do cliente, explícitas ou implícitas, ou como dizemos atualmente, ao Job To Be Done, ufa, muita coisa né cumpadi?
O trabalho não é fácil e muitas vezes ele começa com um simples, “eu queria fazer um folder para a minha empresa”. Viva o profissional de marketing, vivamos nós!
Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
Leia também: