MKT 16-25

Por Redação

24/07/2025 16h39

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Gosto de marketing e acho que todas as profissões e negócios precisam entender, em algum grau, sobre marketing. Médicos, arquitetos, desenvolvedores, empresários, empreendedores, gestores, cozinheiros, enfim todo trabalho que precisa criar, vender e entregar valor para um cliente, precisa saber marketing, e acho que quanto mais cedo este despertar acontecer, melhor.

Saber sobre marketing, posicionamento, conceituação , construção de marca, processo de decisão, desenvolvimento do produto certo, precificação, comunicação e entrega de experiência é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio, seja uma indústria enorme ou uma pequena clínica.

Saber sobre marketing antes mesmo de conceber um projeto ou empreendimento, antes de embarcar em uma aventura, olhar para o que já existe mas também para o que falta, para as lacunas no mercado, ter uma visão mercadológica de uma ideia.

Pensando nisto venho maturando um sonho antigo de ensinar marketing para jovens no começo de suas jornadas profissionais, uma espécie de “sociedade dos poetas mortos” sobre marketing, claro que mais simples, menos dramático e mais prático. Estou criando então o projeto MKT 16-25, marketing para jovens de 16 a 25 anos, um curso básico, leve e divertido sobre marketing para esta galera. Vai dar certo, vai ser fácil, vai ter gente? Vamos experimentar e ver.

Criei então um escopo básico, uma sequência de temas para navegar nesta jornada, a sequência seria:

  • 1. De onde vem o dinheiro, quem paga a conta do seu negócio. Cliente no centro!
  • 2. Não seja superficial é importante entender as camadas e as interações, tudo está ligado
  • 3. O que é marketing é o que não é marketing.
  • 4. Toda profissão, todo negócio precisa de marketing, vamos ver
  • 5. Construindo sua reputação. Posicionamento e valor, seja percebido e notado.
  • 6. Não se engane, seja curioso investigue tudo relativo a seu projeto.
  • 7. Seu projeto depende dos outros, você não é uma ilha. Pensar e fazer são duas coisas diferentes
  • 8. Como funciona o processo de decisão humana, a mente humana
  • 9. A marca, esta exibida, um grande atalho mental. Branding
  • 10. Como desenvolver um produto
  • 11. Como precificar um produto, olhar pra dentro e olhar pra fora.
  • 12. Como comunicar um produto, promover é diferente de informar.
  • 13. A experiência do cliente, vamos explorar toda a jornada e os pontos de contato
  • 14. O sucesso do cliente, se não for bom para o cliente o marketing não funcionou
  • 15. Vender depende de como você fala com as pessoas.

Claro que vou revisar muita coisa, e a primeira turma será fundamental para a modelagem deste projeto. Vamos em frente, agosto é bem ali.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possui 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza, também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.