Sempre é um prazer e um sacrifício indicar livros, pois é um assunto que eu gosto, que me dá alegria, mas ao mesmo tempo escolher alguns e não outros me causa angústia. Por mim indicava vinte!
A pedido da editoria do NossoMeio eu cogitei indicar quatro livros, mas não me contive e vou indicar seis.
O primeiro é MARKETING 5.0 do Kotker.
Recém lançado o livro do Kotler é leitura obrigatória para os profissionais de markering, e o livro está muito bom, na verdade melhor que o 4.0 e o 3.0. O livro destaca a necessidade do uso da tecnologia para criar, comunicar e entregar valor para as pessoas. As pessoas no centro do processo e as tecnologias como uma poderosa ferramenta de potencialização no marketing.
O Segundo livro é TODO MUNDO MENTE, de Seth Stephens
O livro trata da dissonância entre o que dizemos e nosso comportamento real, resultados baseados nos dados e rastros digitais que deixamos na internet. Livro interessante para uma area que deve crescer muito no marketing, o cientista de dados.
Para trabalhar com marketing é fundamental entender o ser humano, como escolhemos e decidimos, processo que não é tão racional e lógico como muitos acreditam. A intimidade da mente, os atalhos, vieses e heurísticas que criamos para facilitar nossa vida, fazem parte do conhecimento necessário em nosso mercado. Os próximos 3 livros tratam do tema e rendem um bom debate.
O terceiro livro é COMO O PRAZER FUNCIONA , de Paul Bloom
O quarto livro, HOMO BIOLOGICUS, de Vicenzo Piazza
O quinto livro ainda sobre o tema a mente e o marketing é O CÉREBRO INTUITIVO de John Bargh
Finalizando as indicações gostaria de resgatar e recomendar um livro não tão recente mas fundamental no cenário atual, PLATAFORMA, A Revolução da Estratégia. Livro que disseca o conceito de plataforma digital dos negócios.
Boa leitura, aprender é sempre um prazer!