Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
O grande valor de um bom consultor, de qualquer área, é a sua capacidade analítica e propositiva.
Entendendo capacidade analítica como a talento de interpretar os dados externos e internos, de saber “ver” além do óbvio e das camadas mais superficiais de Informação. É saber fazer as devidas conexões e cruzamentos, as vezes improváveis. Esta é a fase pouco visível pois é intangível, mas é fundamental no processo de planejamento e recomendação das soluções. Aqui a experiência é fundamental, conhecimento tácito acumulado durante muitos trabalhos e vivências.
E capacidade propositiva é de posse desta análise, propor os caminhos e soluções assertivas e mais aderentes a realidade daquele cliente. Existe um tratamento adequado para casa situação, para cada mercado e para cada cliente. Consultoria não é “receita de bolo”, tampouco é apresentações bonitas ou planilhas complexas.
É claro que método de trabalho, uma boa forma de expor as recomendações (eu gosto e uso diagramas e desenhos), e um necessário acompanhamento são importantes, mas a essência embasada das recomendações sempre será mais importante do que a forma ou a grife da consultoria.
Bosco Couto