Planos de marketing e estratégia são atividades complexas, que geralmente envolvem ações conectadas e organizadas em uma sequência definida. Isso, de fato, é relevante, mas, infelizmente, pouco observado, seja por pressa, negligência ou falta de repertório. A conexão entre as ações, que chamamos de ajuste estratégico, mostra como uma iniciativa, quando pensada de forma integrada, potencializa outra, ou seja, a soma gera resultados melhores.
A outra variável é a sequência: o que vem antes e o que vem depois. Fluxo e ordem correta também fazem diferença, seja por potencialização, preparação ou proteção. Primeiro, aplica-se a anestesia; só depois se abre o paciente. Inverter essa ordem seria desastroso.
Planos também exigem tempo esta é a terceira variável. Tempo para pesquisa, análise, elaboração e execução (implantação e manutenção). E, como escrevi outro dia em minhas redes, mudar de plano o tempo todo não é estratégia; é ansiedade e desconhecimento. Frequência, rotina e persistência fazem parte da maturação de um plano.


