Precisamos formar pessoal qualificado para o marketing

Por Bosco Couto

24/11/2022 09h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

As empresas começaram, bem no comecinho mesmo, a entender o real papel do marketing. Estão largando a errônea ideia de que marketing é somente comunicação e estão compreendendo o complexo e intricado raio de atuação do MKT.

 

Marketing é todo o negócio da empresa sob a perspectiva do cliente, do mercado. Tudo o que importa no processo de percepção de valor é marketing e é fundamental para a atração e retenção de clientes. Trocando em miúdos, a equipe de marketing das empresas precisa ter conhecimentos amplos e talentos variados, não pode ficar restrito somente a comunicação.

Dentre alguns conhecimentos necessários destaco:

 

Conhecimento sobre estratégia; Conhecimento sobre o mercado onde atua, perfil dos clientes e consumidores e conhecimento dos concorrentes; Conhecimento sobre Branding; Conhecimento sobre processo de decisão; Conhecimento sobre formação de preço; Conhecimento sobre P&D; Conhecimento sobre packaging; Conhecimento sobre mídias OFF; Conhecimento sobre VM; Conhecimento sobre design e diagramação; Conhecimento sobre ferramentas comerciais, funil de vendas, CRM; Conhecimento sobre Trade; Conhecimento sobre merchandising; Conhecimento sobre marketing de relacionamento e CS; Conhecimento sobre metodologias de gestão, ágil, SCRUM, OKR

 

Dentre outras, e aí entra uma questão estratégica, temos equipe para tocar o marketing das empresas, as equipes internas estão devidamente qualificadas? Os gestores são selecionados com talentos e conhecimentos adequados?

 

Preparar novos gestores de marketing sob pena de travar a evolução das empresas é uma necessidade urgente, sinto uma escassez de bons profissionais e quase sempre tenho dificuldade de indicar alguém para alguma empresa.

 

Temos que criar, não só ciclo de palestras, mas cursos preparatórios práticos para quem quer avançar em Marketing.

 

Bosco Couto

Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

contato@being.com.br | @beingmkt

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.