Consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.
As empresas começaram, bem no comecinho mesmo, a entender o real papel do marketing. Estão largando a errônea ideia de que marketing é somente comunicação e estão compreendendo o complexo e intricado raio de atuação do MKT.
Marketing é todo o negócio da empresa sob a perspectiva do cliente, do mercado. Tudo o que importa no processo de percepção de valor é marketing e é fundamental para a atração e retenção de clientes. Trocando em miúdos, a equipe de marketing das empresas precisa ter conhecimentos amplos e talentos variados, não pode ficar restrito somente a comunicação.
Dentre alguns conhecimentos necessários destaco:
Conhecimento sobre estratégia; Conhecimento sobre o mercado onde atua, perfil dos clientes e consumidores e conhecimento dos concorrentes; Conhecimento sobre Branding; Conhecimento sobre processo de decisão; Conhecimento sobre formação de preço; Conhecimento sobre P&D; Conhecimento sobre packaging; Conhecimento sobre mídias OFF; Conhecimento sobre VM; Conhecimento sobre design e diagramação; Conhecimento sobre ferramentas comerciais, funil de vendas, CRM; Conhecimento sobre Trade; Conhecimento sobre merchandising; Conhecimento sobre marketing de relacionamento e CS; Conhecimento sobre metodologias de gestão, ágil, SCRUM, OKR
Dentre outras, e aí entra uma questão estratégica, temos equipe para tocar o marketing das empresas, as equipes internas estão devidamente qualificadas? Os gestores são selecionados com talentos e conhecimentos adequados?
Preparar novos gestores de marketing sob pena de travar a evolução das empresas é uma necessidade urgente, sinto uma escassez de bons profissionais e quase sempre tenho dificuldade de indicar alguém para alguma empresa.
Temos que criar, não só ciclo de palestras, mas cursos preparatórios práticos para quem quer avançar em Marketing.
Bosco Couto