Sem envolver a diretoria ou os fundadores os planos de marketing podem não entregar resultados

Por Redação

18/08/2022 09h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

O título é autoexplicativo, mas vale a pena detalhar um pouco mais sobre um problema comum e desafiador nas médias e grandes empresas.

 

Participei nos últimos dose meses de pelo menos três eventos de marketing, todos muito bacanas, bem organizados e muito prestigiados, pelos profissionais do meio!

 

Muitos gerentes de marketing, publicitários, estudantes e alguns diretores, mas quase nenhum dono de empresa.

 

Isto ficou na minha cabeça martelando até que em uma reunião em uma empresa eu percebi que mesmo que a equipe de marketing, o gerente comercial e o gerente de marketing comprassem o plano estabelecido, se o mesmo não fosse bancado pelo CEO, ou pelo dono, nada sairia do canto. E não é por falta de acesso ao dono, nas minhas consultorias o trânsito com eles é direto e livre, o problema é falarmos a mesma linguagem, é ter que explicar por que a empresa deve investir de determinada maneira na marca, em comunicação, em pesquisa, em P&D…

 

Juntando os pontos acima percebi que precisamos educar ou pelo menos abrir a cabeça de fundadores, donos e da alta cúpula sobre o papel e as entregas do marketing. Sem a adesão e o entendimento destes personagens que detém a chave dos recursos e a palavra final nas estratégias, tudo pode ruir.

 

Destaco que não existe plano bom sem execução adequada, e não existe execução adequada sem a validação da direção da empresa.

 

Precisamos levar os donos para os eventos de marketing, precisamos levar o conhecimento em marketing para dos donos das empresas, caso contrário toda a capacitação e o conhecimento adquirido nos livros, palestras, podcasts, seminário será conhecimento arquivado no armário.

 

Bom café!

 

Bosco Couto

Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.