Destaque

Um mapa mental para entender a abrangência do Marketing

Por Bosco Couto

07/10/2021 14h22

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Podemos falar em “ecossistema” ou em indústria do marketing? Não sei ainda o termo que poderia usar, mas o fato é que este conjunto amplo e interligado de atividades e empresas alimenta o trabalho de marketing no mercado.

Existimos em última instância para atender os desejos e necessidades de clientes e consumidores, e fazer crescer as vendas e os negócios.

Mundo do Marketing

Desenhei o mapa mental pois queria mostrar o quão amplo é este meio e quantas profissões e atividades fazem parte dele, incluindo algumas não tão óbvias.

Consultoria de marketing
Pesquisa de mercado
Ciência de dados
Tecnologia
Comunicação
Publicidade e propaganda
Desenvolvimento de produtos
Educação e capacitação
Design gráfico
Design industrial
Packaging
Assessoria de imprensa
relações públicas
Imprensa
Analistas de custos
Social media
Influenciadores
Programação
Site
Fotógrafia
Filme e vídeo
Ilustração
Produtores
Animação gráfica
TradeMarketing
Merchandising
Branding
Neuromarketing
Visual Merchandising
Vitrinismo
gráfica
Comercial
Inside Sales
Performance
Conteúdo
Redatores
Syotelling
Eventos
Live Marketing
Mídias/ veículos
Promotores
Sinalética
Arquitetura
Perfumistas
Cenografia
Atores
Atendentes
Marketing de Relacionamento

A lista é enorme!

O segredo é ter um plano, uma estratégia e saber usar as frentes de marketing de forma integrada, ajustada e na ordem correta.

Não confunda mais marketing com propaganda e não caia mais no erro de misturar tudo em uma panela a revelia, sem um norte e sem um plano.

Viva a indústria do Marketing!

 

 

Bosco Couto

É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.

Bosco Couto
Consultor de Marketing, branding e estratégia e sócio fundador da BEING Marketing
Bosco Couto é consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.