Eunuchus: Ken

Por Kochav Koren

24/07/2023 18h47

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Entrei na roda. Reclamo sobre o Ken de Barbie. Um varão atraente, belo e de personalidade convidativa. Busca a feature estrela, rosa. Esconde, no entanto, um segredo – Ken é um eunuco. A palavra “eunuco” remete ao seu significado histórico oriental: um homem castrado, muitas vezes empregado em funções de confiança em cortes ou casas nobres. Sinônimo dessem utilidade ou função, inútil, débil, impotente, física ou espiritualmente. Por vezes, os dois. Na França é um tipo de flauta. Na botânica, pistilo ou estame que se transformaram em pétalas. Uma figura fundamental na história. Explico.

Em sentido grego, o eunuco é um guardião do leito, raiz do substantivo euné, leito, cama. Assim como do verbo ekho, levar, ter, conduzir, guiar, conter, manter, reprimir, prender, conter ou encerrar. A figura do Eunuchus confunde-se com o substantivo eunomus no Latim, eunomo, nome de homem. Quando a Mattel lançou a figura de Kenneth Sean Carson, o Ken, em 1961, utilizou esse segundo significado para dar propriedade à tensão de um ser homem à época. Eunuchus firmou-se como um clássico teatral cômico, de autoria do romano Públio Terêncio Afro, o Terêncio. O dramaturgo viveu no século II, antes da Era comum,. e é considerado um dos maiores expoentes da literatura latina na comédia. A peça “Eunuchus” foi apresentada pela primeira vez no ano 16, antes da Era Comum, durante as Megalenses, que eram festivais em honra à deusa Cibele e incluíam competições teatrais.

A trama de “Eunuchus” envolve questões de amor, relacionamentos e equívocos, tal Barbie. A ação se situa em Atenas e tem início com Fânio, um jovem ateniense, que está enamorado de uma cortesã chamada Térpila, a qual é mantida sob a tutela de um leno chamado Fédria. Fânio descobre que Térpila está sendo cortejada pelo irmão de Fédria, que é um militar. Com o intuito de afugentar o militar e conquistar o afeto de Térpila, Fânio planeja adquirir a liberdade de um eunuco (homem castrado) chamado Pârmides, que vive na casa de Fédria, para que este possa auxiliá-lo no plano. Uma confusão. Há, sem embargo, uma estrela cor de rosa.

A trama se tenciona quando o filho de Fédria, chamado Hégia, revela estar apaixonado por uma jovem ateniense chamada Antéraste, que é na verdade a irmã de Pârmides, o eunuco. Essa situação provoca uma série de equívocos e lances, já que Hégia não sabe que Pârmides é seu próprio irmão.

Tal tela, a Figura do Eunuco, do Ken, do Castrado possui traços peculiares. Enquanto os personagens tentam solucionar seus problemas amorosos e lidar com os entraves impostos por suas condições sociais, Terêncio utiliza elementos de comédia, ironia e humor para conduzir a história até um desenlace que envolve revelações surpreendentes e reconciliações emocionantes. Sem dúvida! Concorda e sorri, esta é a figura de Ken, Eunuchus de Nosso UX.

Não vi o filme, jamais brinquei de Barbie, embora sempre tenha desejado ter o Ken. Ter ou ser o Ken? Ter, brincar. Meus pais frustraram meu desejo quando mininu no Ceará. Jamais poderia ter um boneco de uma boneca, apenas bonecos autenticamente bonecos. Sei mais sobre “Eunuchus”, a peça que explora temas sociais, como a questão das relações entre senhores e escravos na Roma Antiga, bem como a dinâmica dos relacionamentos amorosos e familiares. A obra de Terêncio continua sendo apreciada por sua habilidade em retratar a natureza humana, com personagens complexos e situações que ainda conseguem tocar o público moderno.

Assim como na peça original de Terêncio, Ken traz elementos de comédia e reviravoltas emocionantes. Ken é bem-sucedido e seu coração anseia por algo mais concreto – o verdadeiro amor: Barbie. Castra-se por este. Inibe-se. Reprime-se. A Figura eunucóide no aplicativo digital, em um workshop de Design Thinking, assim, deve agir: 

Ritmo (Keys/keyings): O Eunuchus rodeia com o jogo. É inerte ao figurar propor um novo som. No DT, ri e concorda. Cala. Castra-se. 

Ginga (Laminations): Uma vez na roda conversacional, apenas segue. Débil, segue. A média quantitativo de elementos lamináveis é seu parâmetro.

Compra de jogo (Anchorages): Não compra o jogo. Vê. Observa. “Sem duvidamente”, sabe o que quer e age quando isso o convém.  

Mandinga (Fabrications): Muito mandinga o Eunuchus. Diria minha avó, mandinga e caxinga, buscando seu sim pretendido. Sua estrela cor de rosa.

No app, Ken é enigmático. Prioriza os não populares. Demorar aderir ao novo. Sua história, sem embargo, é permeada por camadas de significados. A representação do eunuco nasce da necessidade de retratar a masculinidade de forma complexa e, ao mesmo tempo, oculta, em um período em que tais questões eram tratadas com discrição. O Eunuchus, com sua ginga serena, é símbolo de uma dualidade profunda, capaz de desafiar os padrões impostos pela sociedade, e sua figura cor-de-rosa, envolta em mandingas e segredos, permanece como um enigma que nos convida a refletir sobre as complexidades e sutilezas da identidade masculina. Que não deve mais existir. Apartem-se, Eunuchus.

Fernando Koren Nobre

Cientista da mídia e etnógrafo de produtos digitais. Pesquisador visitante do Zentrum für Medien- Kommunikations- und Informationsforschung (ZeMKI) da Universidade de Bremen na Alemanha (2022) e Max Kade German-American Center da Universidade de Kansas (2018). Graduado em Publicidade pela Escola Superior de Propaganda em Marketing, mestre em Sociologia e doutor em Estudos da Mídia. Possui mais de dez anos de experiência em pesquisa e oito anos em docência. Inventor do software Qualichat, desenvolvido em seu pós-doutoramento na UNICAMP, entre 2020 e 2022. Fundador do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública.

Kochav Nobre
Auditor de pesquisa na Ernest & Young
Kochav Nobre é auditor em pesquisa na Ernst & Young (EY). Professor designado na Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisador visitante do Zentrum für Medien- Kommunikations- und Informationsforschung (ZeMKI) da Universidade de Bremen na Alemanha (2022) e Max Kade German-American Center da Universidade de Kansas (2018). Graduado em Publicidade pela Escola Superior de Propaganda em Marketing, mestre em Sociologia e doutor em Estudos da Mídia.Possui mais de dez anos de experiência em pesquisa e oito anos em docência. Inventor do software Qualichat, desenvolvido em seu pós-doutoramento na UNICAMP, entre 2020 e 2022. Fundador do Ernest Manheim Laboratório de Opinião Pública.