É preciso dizer alguns “nãos” na gestão de sua marca

Por Redação

15/07/2024 16h10

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Na vida, é preciso fazer escolhas. Na gestão de marca, também não é diferente. Para que essas escolhas aconteçam, precisamos dizer vários “nãos”.

A reflexão que trago nesta coluna é resultado de uma entrevista que participei na semana passada sobre Branding Imobiliário, conduzida pela jornalista e assessora de comunicação do Creci-CE, Mirelle Costa. Na ocasião, Mirelle destacou: “É, Céu, você deve ter dito muitos ‘nãos’ por aí, pois quando eu pensei em entrevistar alguém sobre branding, só me lembrei de você”. Foi então que eu trouxe para a entrevista a temática posicionamento de marca.

Posicionar uma marca estrategicamente é fazer com que o cliente a perceba da forma que gostaríamos e que ele a escolha por entender que ela tem mais valor que a da concorrência. É construir relevância para o consumidor. Entretanto, esta não é uma tarefa fácil, pois, antes de tudo, é preciso entender profundamente sobre o público consumidor, os seus desejos e estilo de vida. Também é preciso conhecer bem a proposta de valor da concorrência para se diferenciar dela, e não para copiá-la.

Somado a conhecer o público e a concorrência, é muito importante entender o potencial de entrega da sua marca, o que ela consegue fazer bem-feito que a concorrência não conseguirá copiar com facilidade. Para isso, construir a plataforma estratégica da marca é fundamental. Ela é quem trará as diretrizes de identidade e posicionamento, favorecendo o desenvolvimento de uma comunicação consistente com os seus diversos públicos e a percepção desse posicionamento.

“Mas o que tudo isso tem relação com os ‘nãos’?”, acredito que deva está se perguntando.

Posicionar uma marca é também fazer escolhas. É tomar uma posição, apropriando-se de um diferencial competitivo, pois uma marca não pode ser boa em tudo. Como todo processo de escolha, renunciamos várias possibilidades. Precisamos escolher para trazermos clareza diante dos nosso consumidor e fazê-los entender quem somos, qual o nosso propósito e qual a entrega que efetivamente fazemos. Então, se quer posicionar estrategicamente a sua marca, aprenda a dizer “não”.  

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.