Em busca de uma produtividade a qualquer custo

Por Redação

27/03/2023 16h27

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

A frase de Maquiavel, “os fins justificam os meios”, nunca fez tanto sentido quando olhamos para as empresas enlouquecidas pela produtividade desenfreada, irracional e a qualquer custo. O lema é vamos produzir e produzir e produzir. E assim os afastamentos de colaboradores por Burnout só aumentam nas organizações.

 

Tudo é justificável se o objetivo for a produtividade. Todavia, raros são os momentos em que se reflete sobre se o que está sendo produzindo, realmente, agrega valor para o negócio.  Se faz sentido. O que precisamos é entender se o que estamos produzindo vai trazer algum resultado positivo. Esse pensamento é fundamentado no “Essencialismo”, uma forma de fazer o que é vital e eliminar tudo aquilo que não importa e que nos afasta do nosso foco.

 

Precisamos desenvolver um olhar crítico em relação às inúmeras demandas do nosso dia a dia que, inclusive, indisponibilizam-nos para a criatividade e a inovação. Estas sim são capazes impulsionar a criação de valor para os negócios.

 

Mas como ser criativo e inovador, se você só está “apagando incêndios” todo tempo? Ou se você liga o “piloto automático” e sai fazendo tudo o que lhe pedem, dizendo sim para tudo? Ou até vendo o que a concorrência está fazendo e, para não “ficar pra trás”, sai copiando, sem fazer o menor sentido para o seu negócio?

 

O objetivo é fazer e sair dando “check” nos itens da pauta. Ao final do dia, da semana ou do mês, a sensação é de que você andou em círculos. “Fiz tudo, mas os resultados não chegaram, como pode?”. Agora eu digo: claro, que pode!

 

Pode, pois o que foi feito não foi alinhado à estratégia nem realizado de forma integrada. Ah, e um parênteses, não estou dizendo aqui que os resultados devem ser imediatos, porque a grande maioria deles não é.

 

Em outras palavras, o que estou dizendo é: “escolha as suas batalhas”. Seja crítico, autorresponsável e estratégico em relação as suas demandas.

 

O que quero aqui com esse texto é convidá-lo a essa reflexão. Quero levantar essa bandeira, porque me dói ver colaboradores e lideranças enlouquecidos com tanta coisa para fazer que muitas vezes é tanto esforço para pouco ou nenhum resultado. E eles seguem, muitas vezes já cansados e adoecidos, com suas pautas infindáveis. Tudo em prol do: vai lá e faça!

 

Céu Studart

Sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.