Esteja junto aos bons profissionais e tenha sempre o “olhar de aprendiz” para o mundo. Essas são duas dicas que coloco em prática e levo comigo sempre. Estar cercado de pessoas competentes nos desafia, inspira e acelera nosso crescimento. É como diz aquela máxima: se você é líder, forme uma equipe com pessoas melhores do que você.
Profissionais competentes, éticos e comprometidos, além de elevarem o padrão do que fazemos, nos inspiram a ir além. Mas não basta estar entre os melhores, é preciso também cultivar o “olhar de aprendiz”. Ter esse comportamento vivo ajuda a manter a curiosidade, questionar, ouvir com atenção e ter humildade para reconhecer que sempre há algo novo para descobrir.
Quem tem o “olhar de aprendiz” já compreendeu que nunca vai saber o suficiente, que sempre tem mais a aprender e a evoluir. Pessoas com esse olhar percebe cada situação como uma oportunidade de melhorar e de ampliar sua visão. Por meio dessa abertura é possível que cada conversa, projeto ou desafio seja uma aula prática.
Quando unimos essas duas atitudes (Buscar a companhia de bons profissionais e manter o “olhar de aprendiz”), entramos em um ciclo poderoso de evolução. A qualidade das nossas conexões nos alimenta de exemplos e referências, somada a mentalidade aberta que nos permite aprender sempre mais.
No final das contas, crescer profissionalmente não é somente sobre alcançar metas, mas é sobre evoluir aprendendo e melhorando sempre.
