A importância do Branding para os negócios é inquestionável. O melhor é que o nosso mercado já está entendendo que o Branding vai além do desenvolvimento de um símbolo para representar um negócio. Ele é construção e gestão de valor.
Nesse processo, aprender com quem sabe fazer e é referência é um bom caminho para evoluir as marcas dos nossos negócios. Por isso, nas próximas duas colunas apresentarei os atributos para análise da força de uma marca utilizados pela consultoria global Interbrand.
Ela categoriza esses atributos da seguinte forma:
• Fatores Internos (Liderança)
• Fatores Externos (Engajamento)
• Fatores Externos (Relevância)
Hoje, apresento os Fatores Internos (Liderança). Nesse aspecto, uma marca forte é aquela que possui:
• Direção. Uma marca precisa ter claro o seu propósito e onde ela que chegar. Além disso, é necessário ter um plano para alcançar os seus objetivos estratégicos e que esse plano respeite a sua cultura e valores.
• Alinhamento. Está relacionado à quando toda a empresa se compromete com a mesma estratégia e tem capacidade para executá-la. Ou seja: quando todos entendem o seu papel na estratégia, se engajam para a sua realização e tem conhecimento para realiza-la.
• Empatia. Quando a empresa responde de forma adequada e eficaz aos desejos e necessidades dos seus públicos e partes interessadas, ouvindo ativamente as suas necessidades e sendo resolutiva.
• Agilidade. Refere-se à velocidade com que uma empresa responde a uma oportunidade ou desafio, ficando à frente das expectativas e se destacando no mercado.
Tais fatores foram levantados no relatório da Interbrand que apresentou o último Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A consultoria global percebeu que as marcas que mais cresceram no último ano foram as que se destacaram em relação à direção, alinhamento, empatia e agilidade.
Agora que você já entendeu a importância desses atributos para construir uma marca forte, que tal analisar como está a sua marca em relação a eles? O importante é realizar esse diagnóstico e traçar ações para o desenvolvimento de uma marca valorosa.
Até a próxima Coluna Radar, em que falarei dos fatores externos para a construção de marcas fortes em relação ao engajamento.