O que as marcas brasileiras mais valiosas nos ensinam: parte 01

Por Redação

06/05/2024 09h22

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A importância do Branding para os negócios é inquestionável. O melhor é que o nosso mercado já está entendendo que o Branding vai além do desenvolvimento de um símbolo para representar um negócio. Ele é construção e gestão de valor.


Nesse processo, aprender com quem sabe fazer e é referência é um bom caminho para evoluir as marcas dos nossos negócios. Por isso, nas próximas duas colunas apresentarei os atributos para análise da força de uma marca utilizados pela consultoria global Interbrand.


Ela categoriza esses atributos da seguinte forma:
• Fatores Internos (Liderança)
• Fatores Externos (Engajamento)
• Fatores Externos (Relevância)


Hoje, apresento os Fatores Internos (Liderança). Nesse aspecto, uma marca forte é aquela que possui:


• Direção. Uma marca precisa ter claro o seu propósito e onde ela que chegar. Além disso, é necessário ter um plano para alcançar os seus objetivos estratégicos e que esse plano respeite a sua cultura e valores.


• Alinhamento. Está relacionado à quando toda a empresa se compromete com a mesma estratégia e tem capacidade para executá-la. Ou seja: quando todos entendem o seu papel na estratégia, se engajam para a sua realização e tem conhecimento para realiza-la.


• Empatia. Quando a empresa responde de forma adequada e eficaz aos desejos e necessidades dos seus públicos e partes interessadas, ouvindo ativamente as suas necessidades e sendo resolutiva.


• Agilidade. Refere-se à velocidade com que uma empresa responde a uma oportunidade ou desafio, ficando à frente das expectativas e se destacando no mercado.


Tais fatores foram levantados no relatório da Interbrand que apresentou o último Ranking das Marcas Brasileiras Mais Valiosas. A consultoria global percebeu que as marcas que mais cresceram no último ano foram as que se destacaram em relação à direção, alinhamento, empatia e agilidade.


Agora que você já entendeu a importância desses atributos para construir uma marca forte, que tal analisar como está a sua marca em relação a eles? O importante é realizar esse diagnóstico e traçar ações para o desenvolvimento de uma marca valorosa.


Até a próxima Coluna Radar, em que falarei dos fatores externos para a construção de marcas fortes em relação ao engajamento.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.