Chegamos ao último artigo da série em que destacamos o que as marcas mais valiosas nos ensinam sobre Branding, conforme estudo realizado pela consultoria Global Interbrand.
Um dito popular bastante conhecido nos diz que o sábio é aquele que aprende com a experiência dos outros e é nisso que acreditamos. Então, vamos lá aprender com os grandes.
Uma marca forte é aquela que conquista o seu público, gera engajamento e é relevante. O engajamento é alcançado por meio de fatores como “distinção”, “coerência” e “participação”, apresentados na coluna passada. Hoje, trazemos os fatores que contribuem, segundo a Intebrand, para a construção da relevância da marca, que são:
- Presença: se refere ao grau em que a marca está presente na vida do seu público de interesse, bem como essa marca é vista, falada e lembrada de forma positiva por esse público. É por isso, que grandes marcas sempre estão realizando campanhas de comunicação junto aos seus públicos. Bem no sentido: quem não é visto, não é lembrado.
- Confiança: reputação é a base de sustentação de toda marca. Uma marca precisa passar confiança para o seu público. Essa confiança é construída ao longo do tempo, com base em um ciclo positivo de “promessa” e “entrega”. Ou seja, a marca tem que atingir as expectativas do seu público ou, o que é melhor ainda: buscar sempre superar essas expectativas.
- Afinidade: marcas fortes são representações do estilo de vida dos seus consumidores. Essa afinidade é o grau em que os consumidores se sentem conectados positivamente à marca, com base em seus benefícios funcionais e emocionais, passando a sensação de valores compartilhados em comuns. Marcas que possuem alto grau de afinidade com o seu público, são as chamadas Love Brands.
Compreendido esses três fatores, é importante analisar como está a sua marca em relação a eles. Ou melhor ainda, não só em relação a eles, mas também relacionado a todos os fatores que trouxemos nessa série de artigos, que destacaram a liderança e seus colaboradores, o engajamento e a relevância que constroem uma marca forte. Após essa análise, aproveite para traçar ações viáveis com objetivo de fortalecer a sua marca.