Quem quer ser diferente não copia

Por Redação

19/06/2023 11h44

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“Estratégia e Branding não são generalizáveis. Não tem mágica nem resposta pronta. Marca gera valor porque não é copiável. Então não copiem!”, li essa afirmativa no artigo escrito por Marcos Bedendo, com o título “Não se engane: branding é ciência, não buzzword”, publicado na revista Exame e a minha vontade é de coloca-la num Leddoor com cores vibrantes nas principais avenidas das cidades. 

Como ser diferente, copiando? Em resumo é isso. Bingo!

Essa é a reflexão que todo executivo deveria fazer quando for traçar as estratégias para a sua marca. Ele deve olhar para a essência dela, para os seus diferenciais e para o que os consumidores valorizam nela. 

Olhar para a concorrência, só se for para fazer diferente dela. É isso que sempre falo aos meus clientes e o meu desejo é que isso vire um mantra mesmo.

O que também é muito importante de ser feita é a análise do contexto do mercado e das tendências, a fim de que a marca acompanhe as mudanças e não fique obsoleta. 

Mas se você ainda não se convenceu de que copiar a concorrência não vale à pena, talvez se convença agora com esse outro argumento: você corre o risco de copiar uma estratégia que a concorrência está executando e que pode não está trazendo resultado. Você não tem acesso aos dados do concorrente e as aparências enganam. 

O que pode parecer um sucesso, pode não ser sucesso quando se analisa os números, o custo e o resultado efetivo dele.  Então, por mais que seja tentador copiar a concorrência, não caia nessa armadilha. 

Para ser única, sua marca deve realizar ações únicas. 

Pense nisso!

Céu Studart

Sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.