Somente 34% dos consumidores confiam nas marcas que usam

Por Redação

13/11/2023 16h39

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Somente 34% dos consumidores confiam nas marcas que utilizam. O que representa uma queda em relação aos 43% em 2021. Tal constatação foi feita pelo “Barômetro de Confiança” da Edelman de 2023. Somado a outros dados, a pesquisa constata que sociedade em vários países do mundo está enfrentando crises de confiança e de significado. A pesquisa também incluiu o Brasil. 

Esse universo reduzido de pessoas que confiam nas marcas que consomem nos faz refletir sobre a importância de uma gestão de marca profissional, eficaz e baseada em verdade, que consiga gerar uma conexão com os consumidores e construir relevância e valor.  

A base de uma marca forte e sólida é a sua reputação; e reputação tem tudo a ver com confiança. Portanto, existe uma falha nos negócios, uma lacuna que precisa ser preenchida, com profissionalismo: a gestão da marca. Somente com o Branding, uma marca torna-se um ativo sustentável de longo prazo e de valor. 

Mas, a pesquisa não traz somente más notícias. A boa notícia que destaco é que 2/3 das pessoas afirma que defendem marcas baseadas em crenças e valores comuns aos seus. O que reforça ainda mais a importância de marcas que trabalhem de forma genuína o seu propósito e que conheça profundamente os seus consumidores, como forma alcançar um encontro de propósitos entre elas e seus clientes.

O propósito traz um sentido que se faz cada vez mais necessário, principalmente pela crise de significado enfrentada pelas pessoas. Nesse contexto, as marcas cumprem um papel fundamental, servindo de ponte e inspiração para a realização de propósito, desempenhando um papel positivo na vida dos consumidores.  

Céu Studart:

Céu Studart é sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.