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“Completa pra mim” é a nova campanha dos Postos Ipiranga

Publicado em

11/03/2024 18h01

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Após lançar nova imagem nos postos e a linha de aditivados Ipimax, marca se apropria de jargão da categoria e lança novo slogan com filmes e versões de hits estreladas pelo Olodum e Sidney Magal

A Ipiranga, que se consolidou entre os consumidores brasileiros com assinaturas que se transformaram em bordões e expressões populares no imaginário coletivo, como o “Pergunta Lá”, lança a nova comunicação com slogan e campanha que se apropriam de jargão do setor, a frase mais dita em todos os postos do Brasil, todos os dias: completa pra mim.

A nova comunicação apresenta o slogan “Ipiranga. Completa pra mim”, reforçando o posicionamento da marca de ser uma parceira completa da jornada de mobilidade das pessoas. A força da marca Ipiranga, que a fez conhecida em todo o Brasil, inclusive como um case publicitário de sucesso, baseia-se no conceito de completude. Nada mais natural que agora, com a evolução do seu propósito para “Abastecer a Vida em Movimento”, a marca traga essa reputação para além do ponto de venda, posicionando-se como uma parceira completa das jornadas de mobilidade.

Para estrear esse momento, a Ipiranga tem como estratégia usar músicas e hits icônicos como fio condutor da campanha, reforçando o tom de voz próximo, simples e divertido da marca. A irreverência também sempre presente é a mistura de ritmos e o resgate de hits antigos combinados com atuais. A marca convidou o grupo Olodum que, assim como a Ipiranga, é a cara do Brasil; e fez o remake do hit “Requebra pra Mim”, que vira “Completa pra Mim”.

Ainda em março, será a vez da empresa se conectar com outra personalidade nacional emblemática, o cantor Sidney Magal, que é unanimidade e admirado por todas as gerações. Magal vai estrelar o segundo momento da campanha, com estreia em 14 de março.

De acordo com Bárbara Miranda, vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento de Negócios, o ano de 2024 é muito especial para esse momento de consolidação do propósito da Ipiranga de abastecer a vida em movimento e se firmar, ainda mais, como a parceria dos consumidores em toda sua mobilidade.

“A nova campanha e a assinatura ‘Ipiranga. Completa pra mim’ chegam para validar e transmitir exatamente esse DNA de completude da marca em diversos níveis: desde o trocadilho sobre ‘encher o tanque’, passando pelo entendimento de que ‘o posto Ipiranga é onde você encontra tudo que precisa para seguir em frente na sua jornada’, além de reforçar o conceito de marca completa. Não tem como estarmos mais realizados e felizes com este movimento. O novo slogan é perfeito por tudo que nossa marca representa, e ao mesmo tempo tem espaço para atender as necessidades do consumidor, desde o transacional até o emocional. A proposta de valor de suprir, completar a jornada do brasileiro, abre espaço para novos produtos e serviços que possam materializar nossa ambição de abastecer a vida em movimento. É um movimento estratégico, e não apenas de comunicação.”

O grande diferencial da nova campanha, para a executiva, é a inspiração para a nova assinatura, que está no core do negócio: o abastecimento. Ao mesmo tempo, tangibiliza a completude dos Postos Ipiranga.

“Mantivemos a essência do nosso negócio enquanto trouxemos para a Ipiranga o jargão que representa toda a categoria: ‘Completa pra mim’. E demos o tom com nosso jeito único e irreverente de falar com nosso consumidor”, comemora.

E no mesmo tom que foi usado no último ano para a divulgação do novo propósito, a Ipiranga continua apostando na estratégia integrada de comunicação com todos os seus públicos. Os VIPs – Vendedores de Pista Ipiranga – continuarão a ter protagonismo na comunicação e, para engajar não só esse público, como também funcionários, revendedores e franqueados, a marca lançará o Movimento Completa Pra Mim. Com uma série de sessões de fotos com o KV da campanha, a marca trará seus públicos vestindo os uniformes dos VIPs e passando a mensagem: “Ipiranga. Completa Pra Mim.” A ação pretende trazer o senso de pertencimento, reconhecimento e completude.

E não é só o conceito da campanha que é completo, mas todo o planejamento de comunicação e meios que acompanham o consumidor em toda sua jornada. Os pontos de contato da campanha vão desde a mídia offline, na TV aberta e paga, até os grandes painéis dos aeroportos, em que o propósito de abastecer a vida em movimento é materializado. No digital, o novo conceito será trabalhado com conteúdos bem-humorados nos principais canais de redes sociais, com grande foco no TikTok, Instagram e Youtube, em formatos de alto impacto e engajamento. E, para gerar conversa e se aproximar do público de maneira natural, um time de influenciadores levará a mensagem da campanha por meio de conteúdos próprios e diferentes abordagens da completude.

“Foi em Social que conectamos pela primeira vez o universo da música com a Ipiranga, estreitando a relação com os brasileiros por meio dessa paixão e forma de expressão. Essa conexão continua viva nesta nova campanha. Em nossa estratégia traremos a força e a verdade de diferentes artistas para tangibilizar toda esta completude, que vai muito além da bomba de combustível. No ambiente digital, “Ipiranga. Completa pra mim” vira também um convite a conteúdos exclusivos e que movimentam fanbases, transformando o próprio Social em mais uma forma de Ipiranga completar a vida das pessoas”, diz Alessandra Mucillo, ECD da Mutato.

Olodum e “Completa pra mim”

Gravado em 21 de fevereiro, o primeiro filme da campanha foi desenvolvido em parceria com a Talent, e apresenta o hit “Completa pra mim”, ao som do Olodum que já está disponível no Spotify, em sinergia com um território musical que a Ipiranga vem se conectando desde 2023. O comercial traz o já conhecido tom original, divertido e irreverente da marca, consolidando o novo propósito da marca anunciado em 2023.

Novo Propósito e Evolução da Marca Ipiranga

No último ano, a Ipiranga evoluiu sua marca, apresentando seu novo propósito “Abastecer a Vida em Movimento” e apropriando-se do território de mobilidade. A empresa se colocou como a grande parceira de jornadas dos brasileiros, acompanhando-os independente de suas jornadas – a pé, de carro ou bicileta. A marca evoluiu, modernizando-se, mas sem abandonar sua essência, tão reconhecida e admirada por seus consumidores e parceiros de negócio.

Os consumidores puderam ver a evolução nos novos postos, que receberam a nova identidade e cores e recursos materiais mais sustentáveis; nos uniformes dos VIPs – vendedores de pista ipiranga -, que foram atualizados e ganharam um estilo e design criados em parceria com a marca de BAW Clothing; nos carros e uniformes da equipe Ipiranga Racing que compete na Stock Car; e, ainda, na linha de combustíveis aditivados, que passou a se chamar IPIMAX e traz a qualidade da Ipiranga com o máximo de rendimento.

Esse movimento, que aconteceu em 2023, trouxe resultados importantes para a marca. Apenas na imprensa, todas essas novidades impactaram mais de 13 milhões de pessoas em diversas matérias de jornais, revistas e portais. A Ipiranga ainda conquistou 25 premiações nacionais e internacionais. Hoje, já são mais de 800 postos com a nova marca e a expectativa é ter, até o fim de 2024, 2000 postos. E toda essa evolução tem trazido resultados diretos para o negócio.

Segundo pesquisas, os postos com a nova imagem podem movimentar em média cerca de 2 pontos percentuais a mais em volume em comparação com postos que ainda não receberam a nova identidade. E a linha Ipimax, recém-lançada, já está na cabeça de 8 em cada 10 brasileiros, no último trimestre de 2023 viu crescer em 243% as buscas de Ipimax no Google, além de ter conquistado seu recorde histórico de mix no final de 2023.

FICHA TÉCNICA

Cliente: Ipiranga

CEO Ipiranga: Leonardo Linden

VP de Marketing e Desenvolvimento de Negócios Ipiranga: Bárbara Miranda

Diretora de Marketing: Rafaella Gobara

Gerente de Comunicação e Marketing: Fernanda Menezes

Equipe Técnica: Eric Mizuno, Fernanda Nunes, Thays Pereira, Beatriz Jorge, Nicole Ferraz, Flávia Oliveira, Joana Grottera, Carolinne Duarte, Emily Luizetto, Débora Conti, Débora Amado, Cleide Motta, Anna Carolina Saldanha

Agência: Talent

Anunciante: Ipiranga Produtos de Petróleo

Produto: Institucional

Campanha: Completa pra mim

Título: Olodum, Magal e Promo

CEO: Lica Bueno

CCO: Gustavo Victorino

ECDs: Ana Cavalcanti e Danilo Janjacomo

Diretores de Criação: Camila Miyamura e Lui Lima

Criação: Rodrigo Casanovas, Rafael Santos

Negócios: Carol Escorel, Bianca Bizello, Fernanda Faria, Alice Savioli, Wey Borges

Estratégia: Gabriela Soares, Danilo Honorato Campos, Alexandre Dória, Tiago Reis, Gisele Lacerda Mídia: Vitor Kamada, Gabriel Asencio Figueiredo, Julia Martinez, Sara Alves, Rogério Vasconcelos Diretor Executivo RTV: Victor Alloza Produtora RTV: Erika Sartini

Estagiária de Produção: Bordô Andrade Artbuyer: Daniele Sampaio Produção Gráfica: Ingo Santos, Matias Santos, Edson Santos Arte final: Carlos Locoselli, Daniel Camargo Revisora: Clariana Ganimi Retoque/tratamento de imagem: Hadolpho Correa Produtora Imagem Produtora: Barry Company Direção de cena: Laga Villanova Assistente de direção: Gustavo Gusmão Produção Executiva: Krysse Mello e Maria Fernanda Moura Atendimento: Daniela Silva e Carolina Teixeira Coordenador de produção: Paula Monteiro e Daiana Muller Direção de produção: Luciana Oppido Diretor de fotografia: Will Etchebehere Diretor de arte: Billy Castilho Produção de Elenco: Alice Wolfenson e Neto Avena Produtora de Figurino: Juliana Prysthon Pós-produção: Bussola Post Coordenador de Pós-Produção: Ale Cois e Sabrina Comar Montador: André Dias

Finalizador: Bruno Magosso

Color: Acauan

Talentos:

Olodum e Sidney Magal: People and Brands

Produtora Áudio Direção musical: Comando S Produção executiva: Serginho Rezende Mixagem e finalização: Equipe Comando S Atendimento: Elis Pedroso e Juliana Marchetti Locutor: Marco Antônio

Produção jingle Olodum: Elpido Bastos

Estúdio: Groove Estúdio

Produção jingle Magal: Caique Vandera

Estúdio: Roxy Studio

Licenciamento direitos músicas: Warner Chappell Music

Produção fotos:

Fotógrafo: Gustavo Lacerda Coordenadora de produção: Cristiane Regina Cirelli Produtora geral de set: Aline Mestre de Casa Assistente de fotografia: João Ricardo Leoci Assistente de fotografia: Raphael Jacomini

Assistente de fotografia: Sthefanny Capelos de Souza Retoque/tratamento de imagem: Studio Boreal

Agência: Mutato

CEO: Andre Passamani

COO: Décio Freitas

CMO: Daniel Cecconello

Diretora Geral/Executiva de Criação: Alessandra Muccillo

Diretores de Criaçāo Associados: Carol Freitas e João Selare

Redação: Carol Freitas, Maxuel Menezes, Alexandre Stamm e Beatriz Vaz

Direção de Arte: João Selare, André Cândido, Juliana Freire, Leonardo Waiss e Willian Cotô

Community Manager: Caroline Venco

Diretora Geral de Estratégia: Juliana Morganti

Supervisora de Planejamento: Silvia Chabes

Assistente de Planejamento: Vitor Correa

Diretora de insights: Izabella Demercian

Analista de Insights: Agatha Galdino

Diretora de Atendimento: Nagila Nunes

Atendimento: Nathalia Romeiro e Nayane Torres

Estagiária de Atendimento: Gabriela Santarelli

Diretora de Influência: Thais Mara

Influência: Carolina Guimarães, Vanessa Corazza, Thaynara Pio, Nathalia Gallasi e Tatiane Correia

Diretora Executiva de Produção Integrada: Renata Ruas

Produção: Thais Soares

Agência de Mídia: i-Cherry

Diretor Presidente: Adriano Nadalin

Diretor de Mídia e Negócios: Vinicius Nunes

Diretora de Mídia: Elyara Buest

Coordenadora de Estratégias Digitais: Ismênia Machado

Gerente AdTech: Aldo Tozzo

Supervisores de Estratégias Digitais: Renato Antunes dos Santos, Deyvid Sanches

Mídia: Leonardo Martins, Gabriel Mariano, Alessandro Pereira, Gabriel Bruning, Giovana Abrahim

Criação: Ana Minosso

Análise Web: Talita Sousa, Iris Oliveira, Felipe Antunes

Tecnologia: Felipe Mikos de Lara, Hamad Queiroz