Tendência

Comunicação 360º: a perfeita junção que a sua empresa precisa

Por Redação

26/01/2022 10h00

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Pesquisa aponta que uma campanha de marketing bem realizada pode aumentar até 25% das vendas de uma empresa

 

O termo “Comunicação 360º”, também conhecido como comunicação integrada, está sendo cada vez mais difundido e implementado nas empresas. A eficácia da estratégia na realização de um plano de comunicação pode ser comprovada pela pesquisa publicada pela Exame, que aponta um aumento de 25% nas vendas realizadas por empresas que investem em marketing digital.

 

Isso mostra uma tendência que está sendo muito bem aceita no país, segundo dados divulgados pela Agency Scope, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países que mais realizam investimentos digitais, seguindo a China.

 

Mas como a tal comunicação 360º atua de fato? 

O plano de comunicação é pensado unindo Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Uma perfeita junção para a realização de um trabalho focado em marketing de conteúdo, especialmente para as redes sociais.

 

O foco é unir os trabalhos das três áreas primordiais na geração do marketing de conteúdo: Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo. Unir essas áreas faz com que a sua marca esteja sempre falando uma só língua, não importa em qual veículo ou através de qual tipo de conteúdo a mensagem esteja sendo transmitida. A comunicação 360º garante ainda que seja possível fazer planejamentos estratégicos que atendam à marca como um todo, buscando um único objetivo principal.

 

A comunicação integrada é indicada para alcançar uma comunicação cada vez mais eficiente também nas redes sociais. Isso porque quando todos os setores se encontram na mesma página, fica mais fácil tomar decisões e pensar em estratégias a curto, médio e longo prazo.

 

Resultados reais

Um estudo realizado pelas companhias Resultados Digitais, Mundo do Marketing, Rock Content e Vendas B2B, mostrou que 94% das empresas investem em ações de comunicação on-line visando o seu crescimento, de acordo com a pesquisa “Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil”.

 

Das 1.031 empresas entrevistadas, 40,5% afirmaram ter uma grande demanda digital e utilizar ferramentas como e-mails marketing, redes sociais e mídias pagas. Outras 29,4% possuem uma estratégia estruturada para ações de Inbound e Automação, além de um funil de vendas.

 

Saiba mais

O jornalismo tem a missão de informar e de provocar reflexões através das mais diversas mídias que a informação chega ao público. Fazer com que essa informação chegue às pessoas da maneira mais clara e eficiente possível, também é função primordial do jornalismo. 

 

A publicidade direciona o comportamento do público-alvo através de técnicas usadas em campanhas. A intenção é influenciar e entrar na mente das pessoas. Tudo isso para vender serviços, produtos, marcas e, claro, ideias.

 

Relações Públicas é a área da comunicação que trata da relação entre a marca, empresa, organização ou figura pública, com a opinião do público em geral. Um profissional de RP tem a desafiadora missão de lidar com a imagem e reputação, por exemplo.