NM2B

Lançamento no NM2B: conheça o Instituto Mutare e como varejo é ferramenta de responsabilidade social através da educação

Por Redação

24/08/2023 18h03

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

5 executivos apaixonados por educação e varejo se uniram em um propósito de transformar a sociedade por meio de uma solução inovadora

Jorge Jubilato, Fundador e CEO do Instituto Mutare, subiu ao palco do NM2B 2023 para apresentar ao público o novo lançamento do mercado, um instituto que coloca o varejo como uma ferramenta de transformação da sociedade. O propósito do Instituto está em solucionar a dor da sociedade e a falta de oportunidades para jovens em vulnerabilidade social. 

Ao falar sobre o time que constrói esse projeto de esperança, Jorge fala sobre o seu amor pela educação e como isso o aproxima dos outros sócios do Mutare: Marcos Ricarte, Mathias Costa, Everton Oliveira e Camilo Santos.

“Nosso propósito está no que nós temos em comum, somos professores e somos varejistas”, comenta. 

Jorge explica como a vulnerabilidade social é presente no início da carreira dos profissionais varejistas. Acolher e ser suporte para essas pessoas que estão começando no mercado, é o que o Instituto Mutare veio fazer ao buscar mudar a realidade de desigualdade social nos ambientes trabalhistas. 

“Com educação a gente consegue suprir as lacunas da desigualdade social, ela é uma das soluções, é fundamental para encurtar as diferenças que existem hoje”, ressalta. 

Para desenhar de forma clara o retrato dos jovens em vulnerabilidade atualmente, o palestrante trouxe dados que esclarecem essa realidade:

Com tantas dificuldades de acesso demonstradas pelas pesquisas, a realidade do varejista é dificultada. Jorge lista alguma das maiores dores do varejo:

  • Alta rotatividade que gera custos, ineficiência, problemas no atendimento;
  • Dificuldade em fazer processo de seleção e capacitação básica e inicial (integração);
  • Muitas empresas não possuem área de treinamento, ficam dependentes da indústria, que focam seus produtos;
  • Gestores vem da base e não tem formação para liderar pessoas e negócios;
  • Necessidade de cumprir cotas de Aprendizes, e poucas parceiras com foco nesta mão de obra para varejo.

Para sanar essas carências, chega o Instituto Mutare, como uma solução de educação varejista para o mercado e para sociedade. Um projeto multidisciplinar e de capacitação qualificada de jovens em situação de vulnerabilidade social para conseguirem o seu primeiro emprego, e não apenas isso, conseguirem se consolidar no mercado de forma multisetorial, aprendendo os processos de cada passo dentro de um crescimento de carreria. 

Conheça 10 ações de desenvolvimento para aumentar a produtividade e resultados propostas para a sociedade pelo Instituto Mutare:

  1. Criar programa de formação inicial com foco na capacitação prática para primeiro emprego.
  2. Focar no Método de Atendimento e Vendas, transferindo seu DNA e Cultura para a equipe.
  3. Desenvolver sua liderança, em especial, o primeiro nível de gestão.
  4. Estabelecer trilha de formação profissional para encarreiramento.
  5. Gerar parcerias com IEST, democratizando o acesso ao ensino formal, com programas de bolsas de estudo.
  6. Criar programas de formação formal e livre “in company”.
  7. Disponibilizar as formações de seus colaboradores, para que a população geral também se desenvolva.
  8. Criar programas de capacitação a sociedade, e ao gerar necessidades de postos de trabalho, dar prioridade a quem teve assiduidade e boa performance nas formações.
  9. Engajar colaboradores em ações de voluntariado.
  10. Promover um ambiente diverso e de inclusão, foco nos grupos prioritários (Mulheres, Pessoas Pretas, PCDs, Gerações e LGBTQIAP+) 

“Unimos a experiência como varejistas, com a vivência acadêmica, para construir uma proposta de solução educacional personalizada para as necessidades e desafios deste setor, gerando inclusão social, economias e aumento de produtividade ao empregador”, ressalta Jubilato. 

Na prática, o projeto consiste em uma logística processual, onde passo a passo, o jovem se desenvolve e se qualifica como um profissional em potencial para ingressar no varejo. O desenvolvimento segue os seguintes passos após o processo de triagem e assistência social dos projeto para os estudante interessados:

“Esse é o nosso propósito: equilibrar educação e varejo”, finaliza Jubilato. 

Sobre o palestrante:

Empreendedor e executivo com carreira de mais de 25 anos em RH em empresas varejistas, atingindo a posição de Vice Presidente de Gente, ESG, Jurídico e Administrativo.

É Mestre em Administração com linha de pesquisa em Gestão de Pessoas e Organizações pela UMESP – Universidade Metodista do Estado de São Paulo.

Participou de grupos de discussões acadêmicas e empresariais, tendo atuado como Vice-presidente de Gente & Gestão da AAPSA (Associação Paulista de Recursos Humanos e Gestores de Pessoas) e Diretor vogal do IBEVAR (Instituto Brasileiro dos Executivos do Varejo)

Nos últimos anos, teve reconhecimento de mercado por ter atingido melhoria de Produtividade, Redução de Turnover, Melhoria do Atendimento aos clientes, Redução de Despesa de Pessoal, Melhoria do clima organizacional, Implantação de Universidade Corporativa, Implantação de metodologia de remuneração variável agressiva e auto financiada, revisão de escalas de trabalho, gestão de cultura, clima e ESG, entre outras ações que foram publicadas em revistas, por exemplo, VOCÊ RH, Profissional & Negócios e No Varejo.

Além de RH, liderou diretamente as áreas Jurídicas, Compliance, Ocupação, Regulatórios, Controladoria, ESG, Suprimentos, Facilities e CSC.

Em 2019, 2020 e 2021 foi eleito um dos profissionais de RH mais admirados do Brasil e o RH destaque da região Norte e Nordeste pela gestão RH.

NM2B 2023:

Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.