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Conheça os 10 termos do marketing

Publicado em

04/08/2021 10h46

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Quando falamos sobre Marketing, um mundo pode se abrir em nossas mentes. São variados caminhos e diferentes estratégias que podem ser traçadas para uma marca e faz-se necessário entender cada uma delas para um planejamento eficiente. 

Com o avançar do Marketing e de suas múltiplas possibilidades, novos conceitos surgem a cada dia e, por vezes, dificulta o entendimento daqueles que estão iniciando seus caminhos por esta área.

No artigo de hoje, separei alguns termos que são amplamente utilizados, mas nem sempre conhecidos por todos. 

             1. Branding: É a gestão da marca. As estratégias de Branding vão além da criação do logotipo ou de um slogan, por exemplo. Elas implicam no entendimento da marca com um olhar 360º e com objetivo de torna-la conhecida através de fortes conexões, sensações e fatores relevantes para a escolha do cliente. 

 

             2. Personas: É o cliente sendo representado através de uma figura, um personagem. Através das pesquisas e do conhecimento da marca, é possível traçar um perfil de cliente para empresa que será guia para as estratégias de marketing. 

 

              3. Jornada do Consumidor: É um conjunto de etapas onde é possível identificar o processo de compra do cliente, desde o momento inicial, quando este consumidor identifica a necessidade da compra, até o pós-venda.

 

              4. Leads: São os potenciais clientes do negócio.

 

              5. Funil de Vendas: Na esfera do marketing, é extremamente importante entender quem é o seu consumidor, qual sua jornada e quais etapas da venda do seu produto/marca. O Funil de vendas é uma maneira de identificar em qual etapa estão suas leads e como podem evoluir até se tornar um cliente real. 

 

               6. CTA (Call to Action): Na tradução literal significa “Chamada para uma ação. Refere-se ao próximo passo que o comunicador deseja que o público siga ou faça. Na comunicação digital, pode ser visto como um botão que leva a um site, um vídeo, realização de um cadastro, etc.

 

                7. Inbound Marketing: É o Marketing de atração, são novas estratégias de conquista dos clientes. Ao invés de trabalhar a interrupção, como costumamos ver na comunicação tradicional, o Inbound propõe a construção de conteúdos de interesse do público-alvo com objetivo de chamar atenção destes futuros clientes.

 

                8. Outbound Marketing: Trata-se de uma abordagem direta ao cliente. Conseguimos identificar o cliente potencial e através da comunicação, busca-se a venda dos produtos. É ideal que as estratégias de Outbound sejam conciliadas com a estratégias de Inbound para o alcance de um excelente resultado.

 

                 9. CAC (Custo de aquisição do Cliente):  Como o próprio significado das siglas menciona, trata-se de um cálculo realizado para a empresa saber o valor investido na prospecção de cada cliente. 

 

                10. KPI: É um termo em inglês chamado Key Perfomance indicators, ou seja, são os indicadores-chave de desempenho. São utilizados para medir os resultados das campanhas e estratégias de marketing. 

 

Com este rápido glossário, conseguimos ampliar nossa capacidade de entendimento do Marketing enquanto comunicação, conquista dos clientes, estratégias e alcance de resultados. 

 


Andrea Nery

Mestre em administração pela Unifor. Graduada em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda e especialista em Gerência de Marketing. Gerente de marketing do Grupo Geppos há mais de 9 anos e professora universitária.

Experiência no ramo gastronômico há mais de 10 anos, no cargo de Atendimento Publicitário com clientes de varejo, saúde e ramo imobiliário; experiência em gestão, planejamento estratégico de Makerting, Branding e Comunicação On e Offline.