Responsabilidade

Desvendando as LER/Dort: Sinais, prevenção e tratamento no ambiente de trabalho

Publicado em

09/02/2024 10h06

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

No dia a dia de quem trabalha, é muito comum se ouvir falar em termos como LER e Dort. Sim, há tempos as Lesões por Esforço Repetitivo (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (Dort) são parte da rotina no ambiente laboral. Já existe até mesmo um Dia Mundial de Combate às LER/Dort, lembrado anualmente em 28 de fevereiro. Mas você sabe quais os sinais de que o indivíduo está sofrendo desse mal? Quais os tipos existentes? E quando é hora de buscar tratamento?

Segundo explica Mykelly Bento, fisioterapeuta do Sesc Ceará, elas fazem parte de um conjunto de afecções causadas por consequência de esforços, repetitividade exagerada (ou inadequada) de movimentos. “O principal sintoma é a dor, que pode estar associada a formigamento, sensação de peso no membro e desconforto que dificulta a realização do trabalho”, cita a especialista, para indicar os sintomas característicos.

Ela acrescenta que o paciente deve procurar ajuda médica quando a dor persiste de duas a três semanas e surgem sintomas como perda de força, inchaço nos punhos e dedos e formigamento.

Para que não se chegue a esse estágio, o ideal mesmo é a prevenção. A seguir, confira dicas essenciais da fisioterapeuta para evitar a chegada dessas lesões:

Alterne entre diferentes tarefas sempre que possível;
Ajuste sua estação de trabalho para evitar a sobrecarga nas articulações, para promover posturas adequadas;
Faça alongamentos durante sua jornada de trabalho;
Estabeleça pausas durante sua atividade repetitiva para evitar a sobrecarga;
Pratique atividade física para fortalecimento da musculatura.

Núcleos Sesc Saúde
Reconhecendo a relevância do tema vida saudável na vida dos indivíduos, o Sesc oferece uma variedade de serviços aos seus usuários, buscando manter a prevenção e a promoção da saúde como pilares para a melhoria da qualidade de vida, tais como:

. Nutrição
. Fisioterapia,
. Saúde Bucal,
. Cuidados terapêuticos,
. Ações de Educação em saúde.

Atualmente, há dois Núcleos Sesc Saúde, localizados nas unidades de Fortaleza e Juazeiro do Norte. Cada um deles oferece atendimentos nas áreas de Nutrição, Fisioterapia Convencional, Saúde Bucal, Psicologia, Hidroterapia, Pilates, RPG (Reeducação Postural Global), Acupuntura e Massagem Relaxante, além de Tratamentos Estéticos Faciais e Corporais.

NÚCLEO SESC SAÚDE – FORTALEZA
Rua Clarindo de Queiroz, 1740, Centro, Fortaleza-CE
Horário de atendimento: De segunda a sexta: Das 7hs às 21h – Aos sábados, das 8h às 12h
Informações: (85) 3464-9303 / (85) 3464-9312

NÚCLEO SESC SAÚDE – JUAZEIRO DO NORTE
Rua da Matriz, 277, Centro, Juazeiro do Norte-CE
Horário de atendimento: Das 8h às 19h
Informações: (88) 3512-3355 / WhatsApp (88) 99995-2425