A saúde dos colaboradores dentro das instituições é um fato bastante forte para abordarmos neste Dia Mundial da Saúde, principalmente durante esse período pandêmico. Além de impactarem diretamente na motivação dos mesmos na jornada de trabalho, a adoção das empresas com os cuidados em saúde, consequentemente pode gerar o aumento do lucro interno, isso porque com o aumento da produtividade e, principalmente, com a diminuição do número de faltas, atrasos ou trabalho em meio expediente que o trabalhador cometeria por motivo de saúde já ocorreria em baixa escala.
Nesta perspectiva, cuidar da saúde de seus colaboradores é uma forma concreta de mostrar a eles o quanto a empresa os valoriza e se importa com eles como pessoas e, não apenas como força de trabalho. Pensando nisso, trouxemos algumas ações de empresas cearenses que prezam pela saúde e bem-estar de seus colaboradores. Confira:
Mercadinho São Luís
(Saúde integral do trabalhador)
Nos Mercadinhos São Luiz, desde 2019 uma série de ações e projetos têm sido criados ou reeditados com o objetivo de ampliar cada vez mais o cuidado com as pessoas. Destaque para a implantação do Plantão Psicológico e do Programa de Diversidade & Inclusão.
Dentro dessa perspectiva, o RH São Luiz vem redimensionando a atuação do SESMT (Serviços Especializados em Engenharia e Medicina do Trabalho) tendo como base o conceito de Saúde Integral do Trabalhador.
São quatro os pilares contemplados nessa nova perspectiva da saúde integral. Aos processos de Saúde Ocupacional e da Segurança do Trabalho, que são as práticas tradicionais da atuação do SESMT, somam-se agora os pilares de Qualidade de Vida e Apoio à Família do Colaborador.
“Estamos revisando as práticas, fazendo uso de Business Inteligence, contando com apoio de consultoria em planos de saúde, além da contratação de mais pessoas e da criação de uma estrutura física mais adequada para o funcionamento da área. E já temos colhido alguns frutos desta mudança, como por exemplo, o Plantão Psicológico Inclusivo para deficientes auditivos. Outro destaque é o programa Papo Família, que consiste em discussões guiadas relacionadas a pautas familiares, como orçamento, prevenção de doenças, sexualidade, entre outros” – explica Ana Paula Falcão, diretora de Desenvolvimento Humano e Organizacional dos Mercadinhos São Luiz
Sistema Verdes Mares
O Sistema Verdes Mares preza pela saúde e qualidade de vida de seus colaboradores. Entre as iniciativas que a empresa oferece para este fim, pontuamos algumas, como:
– Vacinação contra H1N1;
– Ginástica laboral;
– Disponibilização de atendimento médico;
– Monitoramento de doenças crônicas não transmissíveis;
– Rastreamento de condições físicas anormais;
– Administração de medicamentos sob prescrição médica;
– Cuidados às lesões;
– Prestação de primeiros socorros;
– Orientações de enfermagem.