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Dia do Supermercado: Acostumar o cliente com o melhor

Publicado em

12/11/2022 12h00

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Em 1968, o dia 12 de novembro foi escolhido para ser o Dia Nacional do Supermercado, a partir da regulamentação das atividades exercidas pelo setor supermercadista. Esse segmento que contribui diretamente para geração de empregos e renda, movimentando a economia nacional, vem ressignificando desde então o modo de atender e servir o cliente. Atualmente, além de oferecer um extenso mix de produtos de qualidade, a ampla concorrência e a diversidade de marcas e modelos fazem com que os supermercados sejam um dos setores que mais se reinventam em sua forma de vender e de se comunicar.

 

Serviços focados no atendimento ao cliente se tornaram uma importante base dentro desse mercado, como medição de sucesso e de bom desempenho. São os supermercados que também passaram a oferecer atividades que vão além do básico, como as compras do mês. Hoje, consegue-se fazer as principais refeições do dia e até trabalhar em alguns destes locais, tendo em vista as diversas estruturas oferecidas.

 

Para dirigir um segmento tão forte, que impacta diretamente a vida de tantas pessoas, um comércio em que praticamente não se pode parar de funcionar, é necessário ter estruturas internas e externas bem solidificadas. É importante se perguntar quais são os pilares da sua marca. Manter um forte relacionamento com o público, com os fornecedores, com os funcionários, ser estratégico, transparente, ter boa comunicação, pensar “fora da caixa” e priorizar as pessoas, precisam estar entre as tarefas diárias de uma empresa.

 

Existem diversas áreas que se tornam fundamentais na divulgação desse serviço e o marketing é uma das que exercem uma função prioritária na manutenção desse relacionamento com os clientes. Passa pelo marketing a tarefa de encontrar as melhores divulgações, criar as melhores campanhas, promover as maiores ofertas e inovar para atrair o público de interesse. É a comunicação que vai levar para a prática o slogan de cada marca. É o que temos trabalhado dia a dia para fazer, colocando o “Me acostumei com você”, criado pelo Mercadinhos São Luiz, em evidência e na prática na vida de quem vivencia nossas lojas. Passa pelo marketing ainda, as possibilidades de criação de projetos que reforcem a importância e o cuidado com o consumidor, no São Luiz, os encontros do “Recebendo em Casa”, com jantares e degustações promovidos com os produtos da casa; os festivais Costume Gourmet e Costume Saudável, que levam para o público informação, em primeiro lugar, sobre os segmentos, dando visibilidade também para os nossos fornecedores que estão atentos a estes movimentos.

 

Ser constante na construção de uma reputação dá às empresas a oportunidade de ser fiel a sua essência. O cliente percebe isso e o mercado também. Mesmo com toda tecnologia como aliada e facilitadora do nosso trabalho, o que mais conquista o público é o fator humano. O supermercado é um lugar onde existe uma constante atualização, para melhor atender o consumidor, mas também é um espaço onde o contato é muito grande. Cabe a todos os que fazem esse setor, continuarmos nesta revolução, sem perder o principal foco: os relacionamentos. Relacionamento esse que pode ser mantido e construído de diversas formas, seja através de projetos que valorizem o consumidor ou sobre cada novidade informada através de fontes rápidas e importantes como as redes sociais.

 

De 68 para cá, muita coisa mudou e continuará mudando para esse segmento, o que se torna um ótimo sinal de que temos sempre para onde ir e o que melhorar. A missão dos supermercadistas é continuar se movimentando, estabelecendo novos vínculos em prol de um serviço fundamental, e a missão do marketing, é levar os holofotes a esse importante serviço.

 

Ana Luiza Ramalho

Gerente de Marketing do Mercadinhos São Luiz