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Dia Mundial da Televisão: conheça os novos perfis de consumidores de TVs Conectadas

Publicado em

22/11/2023 09h45

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Dados divulgados pela Samsung Ads foram baseados em mais de 22 milhões de Smart TVs Samsung, durante o mês de julho deste ano

O Dia Mundial da Televisão, foi celebrado nesta terça-feira (21). Com o avanço da tecnologia, as televisões passaram por uma transformação notável, e as chamadas “smart TVs” ou televisões conectadas tornaram-se uma parte integrante do cotidiano dos consumidores. À medida que esses hábitos de consumo, Samsung Ads, divisão de publicidade da Samsung Electronics, conduz estudos abrangentes, envolvendo mais de 22 milhões de Smart TVs Samsung aptas a receberem publicidade, para lançar luz sobre o cenário em constante transformação da publicidade em TVs conectadas no Brasil e no México.
 

De acordo com a pesquisa realizada em julho, a transição do público latino da TV linear para o streaming está mudando a maneira como as pessoas consomem conteúdo. Enquanto os telespectadores de TV linear assistem regularmente a mais de quinze canais diferentes por mês, os telespectadores de streaming utilizam, em média, quatro aplicativos mensalmente. Essa competição crescente pela atenção do consumidor é uma consequência direta do aumento das opções de entretenimento disponíveis.
 

Com a diversificação de conteúdo, a audiência se fragmentou em nichos, plataformas e aplicativos distintos, oferecendo às pessoas a liberdade de escolher a que desejam assistir e quando desejam assistir. Esse fenômeno resultou em uma fragmentação da audiência, criando, segundo a marca, um novo tipo de consumidor: o “consumidor turista”.

 Os consumidores turistas são caracterizados por sua busca constante por novidades e entretenimento que se ajustem ao seu perfil em meio a uma variedade de opções de conteúdo, ou seja, eles ficam “em trânsito” nas suas escolhas de consumo. Consequentemente, esse tipo de consumidor é mais difícil de ser encontrado, conectado e engajado. Ele vive na busca constante de alguma novidade e de uma nova oferta de entretenimento que mais se encaixe no seu perfil.
 

A pesquisa da Samsung Ads identificou quatro subtipos de consumidores turistas:
 

  • 1 Turistas de Gênero: são ecléticos e não têm um gosto único quando se trata de conteúdo. Consomem, em média, conteúdos de cinco gêneros diferentes, sendo notícias e esportes os mais consumidos. Por exemplo, no Brasil, os fãs de terror também curtem muito programas de decoração. Já no México, os fãs desse mesmo gênero consomem também comédia e drama.
     
  • 2 Turistas de Streaming: utilizam, em média, quatro aplicativos de streaming por mês e dedicam a maior parte de seu tempo a esse tipo de plataforma. Segundo os dados, são 82 horas mensais por aparelho no Brasil e 81 horas no México.
     
  • 3 Turistas de Linear: esses consumidores buscam principalmente filmes, séries, notícias e eventos esportivos. Entre os mexicanos, 74% do tempo é dedicado ao consumo de canais lineares em TV aberta; já no Brasil, esse tempo aumenta, sendo 80%.
     
  • 4 Turistas de Plataformas: 81% dos consumidores brasileiros e 89% dos mexicanos consomem, em média, três plataformas por mês, gastando a maior parte de seu tempo em streaming e gaming, incluindo Samsung TV Plus e aplicativos de música, e o tempo restante em canais de TV linear, sejam eles abertos ou pagos.
     

Essas descobertas são valiosas para as marcas e os anunciantes, que podem agora adaptar suas estratégias de publicidade aos perfis específicos do público.