Meta revela que a receita do primeiro trimestre de 2022 ficará abaixo das expectativas dos analistas
O Facebook ainda é a maior rede social do mundo mas, durante a última semana, pela primeira vez em 18 anos, a rede social teve uma queda em seu número de usuários diários, o que trouxe como consequência uma baixa de aproximadamente 20% nas ações da Meta na Bolsa de Valores.
A perda de 500 mil usuários diários se estendeu à divisão de anúncios da plataforma, que foi afetada diretamente. A receita para a empresa em relação ao último trimestre diminuiu.
Esse acontecimento é associado diretamente ao desinteresse pelo Facebook, principalmente da geração Z, que tem utilizado outros apps para se divertir e até mesmo se comunicar com os amigos e conhecidos.
As pessoas têm passado muito tempo em aplicativos como o TikTok, e o próprio Mark Zuckerberg reconhece isso, reforçando a importância do foco da empresa nos Reels do Instagram, vendo os possíveis benefícios que podem ser alcançados a longo prazo.
“As pessoas têm muitas escolhas sobre como querem gastar seu tempo e apps como o TikTok estão crescendo muito rapidamente. E é por isso que o nosso foco nos Reels [vídeos curtos no Instagram] é tão importante no longo prazo”, disse Zuckerberg durante o anúncio dos resultados.
A previsão da companhia é que o faturamento do primeiro trimestre de 2022 seja de, no máximo, US$ 29 bilhões. Enquanto analistas esperavam US$ 30,15 bilhões, segundo dados da Refinitiv.
Parte desse prejuízo está na divisão Reality Labs, responsável pelo Metaverso e por toda a operação de realidade aumentada e virtual da Meta. A expectativa é que a divisão continue gerando perdas durante todo o ano de 2022.
Conteúdo por Rafael Beraldi
Administrador, formado pelo Universidade Presbiteriana Mackenzie, especializado em Economia da Inovação pela Universidade de Coimbra em Portugal. Atua com Marketing e Negócios há mais de 13 anos, passando por empresas como Cambridge University Press, IBM e empreendimentos próprios na área de gastronomia, varejo e gráfica. Atualmente, é CMO da Camelo Digital, responsável pelo planejamento estratégico e pelas ações de marketing da agência, liderando temas de transformação digital, metodologias ágeis e inovação.
Confira os números da Meta no 4º trimestre de 2021
A empresa tem a 2ª maior plataforma de publicidade digital do mundo depois do Google.
Lucro líquido: US$ 10,29 bilhões (US$ 11,22 bi em 2020, queda de 8%);
Receita: US$ 33,67 bilhões (US$ 28,07 bi em 2020, alta de 20%);
Lucro por ação: US$ 3,67 (expectativa era de US$ 3,85);
Usuários ativos por dia: 1,93 bilhão; Usuários ativos por mês: 2,91 bilhões.
Confira também: