Inovação

Por que o Twitch vem sendo umas das plataformas com maior ascensão no Brasil?

Publicado em

31/01/2022 15h51

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

A Twitch TV é uma das maiores plataformas de streaming de jogos do mundo. O serviço, disponível para web via site e em app para download no Android e iPhone (iOS), conta com lives e canais de pro players famosos com vídeos ao vivo de League of Legends (LoL), Counter-Strike: Global Offensive (CS:GO), Free Fire Battlegrounds e Fortnite, entre outros.

 

O número de adeptos dos jogos online cresceu 10,7% em relação a 2020, segundo dados da Pesquisa Game Brasil (PGB). O índice de gamers brasileiros que curtem esportes eletrônicos e jogam jogos online subiu de 44,7% para 55,4%, entre 2020 e 2021. Esse número reflete o crescimento do Twitch: a plataforma de streaming de games teve um crescimento de 45% nas views em 2021 se comparado com o ano de 2020, além de ter três jogos que superaram a marca de um bilhão de horas assistidas, de acordo com o GamesIndustry e Rainmaker.gg.

 

Em 2017, mais de 80% dos usuários do Twitch se identificaram como homens, com 55% na faixa etária de 18 a 34 anos, segundo dados da própria plataforma. Os números do segundo trimestre de 2019 , no entanto, mostram que esses números mudaram bastante, com apenas 65% dos usuários do Twitch se identificando como homens e 35% como mulheres (não binários atualmente não são relatados), segundo informações do Influencer Marketing Hub.

 

Atualmente, 73% dos usuários do Twitch têm entre 16 e 34 anos e mais mulheres estão ingressando na plataforma. O potencial publicitário alto vem justamente da diversificação de público. Além dos games, há transmissões de todos os tipos, como os de “bookstans” – os chamados fãs de livros, que realizam divulgações e leituras coletivas. Diferente de outras redes sociais, ainda não há um desgaste por ações publicitárias como há em outras plataformas como Instagram e Facebook, o que permite ainda muita inovação e abordagens dentro dos canais.

 

Fenômeno Casimiro

Casimiro Miguel é streamer da plataforma e vem fazendo sucesso na internet. Foi eleito personalidade do ano pelo Prêmio eSport Brasil de 2021. O comunicador de 28 anos se tornou um fenômeno com seu jeito de comentar e reagir a assuntos de todos os tipos, desde futebol até games.

 

 

Popular não só na Twitch, Casimiro também é conhecidos nas redes sociais, com 1,5 milhão de seguidores no Instagram e 1,3 milhão no Twitter. Além disso, o canal no YouTube “Cortes do Casimito” tem 1,53 milhão de inscritos. Em 2021, seu canal foi o segundo mais assistido na categoria de Esportes, perdendo para o Gaules.

 

A sua maior live passou de 545 mil espectadores simultâneos ao assistir o primeiro episódio da série “Neymar – O Caos Perfeito”, na Netflix, que estreou na noite da última segunda-feira (24). O streamer bateu o maior número de espectadores simultâneos na Twitch.