Nacional

Ford anuncia Andrea Pinto como CFO da América do Sul

Por Redação

27/05/2026 09h55

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A executiva é a primeira mulher brasileira a ocupar essa posição na empresa na América do Sul, reforçando a presença feminina em cargos de liderança

A Ford anunciou mudanças na diretoria da América do Sul com a nomeação de Andrea Pinto como nova CFO. A executiva é a primeira mulher brasileira a desempenhar essa função na história da companhia. Desde 2021, Andrea atuava como diretora de tesouraria, contabilidade, controles internos, planejamento e análise financeira da empresa na América do Sul.

Até então, a posição de CFO era ocupada por Raul Limongi, recém-nomeado como diretor de Vendas e Serviços da América do Sul, sucedendo a Antonio Baltar Jr., transferido para os Estados Unidos em uma nova posição.

Profissional de finanças estratégicas com mais de 25 anos de experiência no setor automotivo e auditoria, Andrea Pinto desenvolveu uma sólida trajetória, construída majoritariamente na Ford Brasil, onde ingressou em 2000 na área de planejamento financeiro. Agora, como CFO, Andrea continuará contribuindo para o planejamento e crescimento sólido e rentável da Ford na região.

Além de participar ativamente como membro do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (IBEF), é co-autora do livro Mulheres nas Finanças II – Edição Poder de Uma História, contribuindo para a valorização da presença feminina em postos de liderança em finanças.

“Ao longo dos anos, tive a oportunidade de construir, gerenciar e inspirar times de diferentes tamanhos. Acredito no poder da colaboração, no desenvolvimento individual e na criação de um ambiente onde a excelência e os resultados estratégicos são alcançados por meio de pessoas capacitadas e motivadas”, diz Andrea Pinto.