Campanhas

Fundação Dorina Nowill para Cegos traz a tradição do Amigo Secreto em campanha de Natal

Publicado em

14/12/2023 09h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Criada pela Lew’Lara\TBWA a plataforma “Adote um Áudio de Natal”, em que inclui pessoas cegas e com baixa visão na tradição natalina

Escrever cartinhas de Natal com o Papai Noel como remetente é uma tradição natalina que se perpetua ao longo dos anos. Pensando nas crianças, jovens e adultos cegos e com baixa visão atendidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, referência em inclusão social de pessoas cegas e com baixa visão, foi lançada a campanha “Adote um Áudio”, em seu quarto ano consecutivo, que substitui os textos escritos por áudios e permite que qualquer um realize os sonhos natalinos dessas pessoas adotando o presente por meio da plataforma. Criada pela Lew’Lara\TBWA, para este ano, a ação ganha contornos mais celebrativos, por meio da iniciativa de adotar um amigo secreto.

Até o ano passado, a Fundação Dorina disponibilizava, por meio da plataforma “Adote um Áudio”, áudios de pessoas atendidas pela instituição de forma que seus pedidos de Natal pudessem ser adotados por pessoas que se identificassem com seus perfis e desejos. Foram diversos pedidos atendidos ao longo destes três anos, e incontáveis experiências e emoções trocadas.

Este ano, a dinâmica está relacionada à que já é considerada uma tradição da época: o amigo secreto. Na brincadeira, é costume descrever fisicamente o amigo secreto para que os outros participantes adivinhem de quem se trata, mas como seria trazer a brincadeira além da visão? Como resposta, a Fundação Dorina propôs descrever os seus amigos secretos por meio de emoções, tom de voz e outros sentidos. Foi realizado um amigo secreto com 49 participantes, entre crianças, jovens e adultos. Ao conhecerem seus amigos secretos, eles os descreveram e indicaram seus desejos em áudios que foram inseridos na plataforma e disponibilizados, ao público em geral, para adoção.

Ao participar da adoção do amigo secreto, que será disponibilizada a partir de 8 de dezembro, o interessado precisa acessar o site, ouvir os áudios disponíveis, escolher o que mais se identifica e clicar em “adotar”. Automaticamente, o link é direcionado, via PayPal, para o check out e pagamento de um valor correspondente ao presente solicitado. Uma vez adotados todos os áudios, será realizada uma celebração, na sede da Fundação Dorina para a troca dos presentes.

“Com a iniciativa ‘Adote um Áudio’, a Fundação convida todos a participar não apenas de uma brincadeira de amigo secreto, mas de uma experiência inclusiva e acessível, em que as descrições vão além da visão e se transformam em emoções. Neste quarto ano consecutivo, celebramos a magia de presentear agregando, a cada entrega, as verdadeiras essências do Natal: o amor, a união e a generosidade. Esperamos que o sucesso e engajamento desta edição seja tão surpreendente quanto as demais”, reforça Alexandre Munck, Superintendente Executivo da Fundação Dorina Nowill para Cegos.