Gestão

Grupo L’Oréal é reconhecido como uma das empresas mais inclusivas do mundo para pessoas com deficiência

Por Redação

24/08/2026 18h31

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A empresa número um de beleza integra o World’s Top Disability Inclusive Business do Disability Index® 2026

O Grupo L’Oréal no Brasil foi reconhecido entre as World’s Top Disability Inclusive Business pelo Disability Index® 2026, principal benchmark global que avalia a inclusão de pessoas com deficiência no ambiente corporativo. O reconhecimento contempla a operação brasileira e consolida a evolução contínua da companhia na pauta de inclusão no país.

A conquista reforça o compromisso do Grupo L’Oréal com a construção de ambientes de trabalho cada vez mais acessíveis, diversos e inclusivos. Em um cenário em que a inclusão de pessoas com deficiência ganha relevância na agenda corporativa, o reconhecimento evidencia a importância de iniciativas que vão além do cumprimento da legislação, promovendo acessibilidade, desenvolvimento de carreira, formação de lideranças e uma cultura organizacional que valorize diferentes perspectivas.

No Brasil, a inclusão de pessoas com deficiência integra a estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil. A companhia investe continuamente em iniciativas voltadas à atração, ao desenvolvimento e à permanência desses profissionais. Entre elas está o L’Oréal Recruta Diversidade, programa de atração de talentos voltado 100% à contratação de profissionais com deficiência, que busca ampliar a empregabilidade e estabelecer um pipeline de talentos diversos, garantindo acessibilidade e inclusão nos processos seletivos e no desenvolvimento profissional.

A companhia também possui o Programa Conta Comigo, estratégia dedicada aos profissionais com deficiência, estruturada em três frentes: acessibilidade, cultura inclusiva e desenvolvimento e carreira. A iniciativa contempla ações para ampliar a acessibilidade nos processos e ambientes da empresa, além de promover o letramento e a conscientização dos colaboradores. O programa já realizou treinamentos para mais de 1.000 pessoas em temas como letramento anticapacitista, deficiências visíveis e invisíveis, saúde mental e neurodiversidade. Na frente de desenvolvimento, são oferecidas trilhas de aprendizagem, momentos de onboarding e iniciativas de mentoria.

Outra frente é a Rede de Afinidade e Impacto Potencialidades, formada voluntariamente por colaboradores com deficiência e pessoas aliadas. Integrada à estratégia de Diversidade, Equidade e Inclusão da companhia, a rede promove acolhimento, escuta, letramento e encontros de conscientização, além de contribuir para projetos de inclusão relacionados ao negócio e à comunicação do Grupo L’Oréal no Brasil.

O compromisso com a inclusão também se estende para além do ambiente corporativo. Desde 2024, o Grupo L’Oréal no Brasil patrocina o Time Nauru, equipe brasileira de atletismo paralímpico fundada pela atleta e medalhista paralímpica Verônica Hipólito. A parceria utiliza o esporte como ferramenta de inclusão e profissionalização e promove palestras e oficinas com os atletas para colaboradores e em eventos da companhia, ampliando a discussão sobre representatividade e inclusão.

O Grupo L’Oréal no Brasil é ainda signatário do Pacto pela Inclusão de Pessoas com Deficiência da REIS (Rede Empresarial de Inclusão Social), iniciativa que reúne empresas comprometidas com a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A participação reforça a busca da companhia por ampliar a troca de conhecimentos e fortalecer práticas relacionadas à acessibilidade, contratação, capacitação, desenvolvimento e ascensão profissional.

“Esse reconhecimento reforça que estamos avançando na construção de um ambiente em que todas as pessoas tenham oportunidades reais de desenvolvimento e crescimento. No Grupo L’Oréal no Brasil, entendemos que inclusão não é apenas uma meta, mas um compromisso permanente, que se traduz em ações concretas para atrair, desenvolver e potencializar talentos. É assim que construímos equipes mais diversas, inovadoras e preparadas para gerar impacto positivo dentro e fora da companhia”, afirma Eduardo Paiva, diretor de Diversidade, Equidade e Inclusão do Grupo L’Oréal no Brasil.