Nacional

Heineken anuncia o brasileiro Rafael Oliveira como seu novo CEO global

Por Lucas Abreu

24/06/2026 16h56

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A Heineken anunciou ontem (23) a nomeação do brasileiro Rafael Oliveira como novo Chief Executive Officer (CEO) e presidente do Conselho Executivo da companhia. A indicação será submetida à aprovação dos acionistas em assembleia marcada para 5 de agosto de 2026, com posse prevista para 1º de outubro de 2026. A informação foi divulgada no site oficial da companhia.

Segundo o Conselho de Supervisão da empresa, a escolha resulta de um processo global de seleção e marca a transição para uma nova fase estratégica do grupo, com foco na aceleração da agenda EverGreen 2030.

Ficamos satisfeitos em receber Rafa na HEINEKEN. Ele é um líder dinâmico e visionário, com um histórico excepcional de liderança em negócios globais de consumo e entrega de crescimento transformacional. Ao longo de sua carreira, Rafa tem consistentemente transformado desafios complexos em prioridades organizacionais claras, alinhando equipes em torno do que mais importa e promovendo uma execução disciplinada da estratégia. Ele combina clareza estratégica com rigor operacional e forte liderança de pessoas para entregar resultados superiores. O Conselho de Supervisão está confiante de que sua energia e acuidade estratégica irão acelerar a execução da agenda estratégica EverGreen 2030 da companhia e criar valor sustentável para todos os nossos stakeholders. Com Rafa no comando, esperamos construir sobre as fortes bases da HEINEKEN e continuar nossa jornada de crescimento equilibrado e de longo prazo”, afirmou Peter Wennink, Presidente do Conselho de Supervisão da Heineken.

“Minha família e eu estamos satisfeitos com o rigoroso processo global de seleção que levou à nomeação de Rafa como CEO. Acreditamos que a comprovada capacidade de Rafa de traduzir estratégia em execução disciplinada, sua forte liderança de pessoas e sua visão estratégica clara são as qualidades necessárias para se tornar um excelente CEO da HEINEKEN”, complementou a acionista controladora do grupo, Charlene de Carvalho-Heineken.

Rafael Oliveira chega à Heineken vindo da JDE Peet’s, onde ocupa o cargo de CEO desde 2024. Após a aquisição da empresa pela Keurig Dr Pepper, ele também foi designado para liderar a futura Global Coffee Co., negócio estimado em cerca de US$ 16 bilhões em receita anual. Antes disso, o executivo passou uma década na Kraft Heinz, onde chegou à presidência de mercados internacionais e geriu um portfólio superior a US$ 7 bilhões, com atuação na Europa, Ásia, África e América Latina.

“Estou honrado e empolgado em me juntar à HEINEKEN, uma das empresas e portfólios de marcas mais icônicos do mundo. Como admirador de longa data da herança e do impacto global da HEINEKEN, estou entusiasmado com a oportunidade de liderar esta grande empresa em seu próximo capítulo. A estratégia EverGreen 2030 da HEINEKEN fornece uma plataforma poderosa para o futuro, e estou ansioso para construir sobre esse impulso, trazendo minha própria paixão por desempenho, inovação e foco no consumidor. O que mais me entusiasma é a oportunidade de trabalhar ao lado das pessoas talentosas da HEINEKEN ao redor do mundo, cuja dedicação e capacidade são a base do sucesso da empresa, e estou ansioso para construir esse legado juntos. Estou confiante de que aceleraremos o crescimento, aumentaremos a produtividade e tornaremos a HEINEKEN preparada para o futuro, conquistando os corações dos consumidores em todo o mundo. Mal posso esperar para começar em 1º de outubro de 2026, e estarei totalmente comprometido em garantir uma transição tranquila”, declarou o novo CEO.