Responsabilidade

Instituto Localiza atinge a marca de mais de 1200 jovens inseridos no mercado de trabalho

Por Redação

07/09/2023 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Em apenas de dois anos, desenvolveu parcerias com organizações sociais de todo Brasil, já beneficiou mais de 12 mil pessoas por meio de projetos voltados para capacitação e empreendedorismo

Em um cenário em que a inclusão e a capacitação dos jovens são essenciais, o Instituto Localiza, fundado em 2020, se destaca como uma força motriz na transformação social e se consolida como um conector de oportunidades para um futuro inclusivo para jovens de todo o Brasil. Em apenas dois anos de atividade, contabiliza 49 projetos de organizações sociais apoiados e mais de R$ 5 milhões investidos. Como resultado, promoveu impacto positivo em mais de 12.100 pessoas, que puderam trilhar novos horizontes, incluindo mais de mil e duzentos jovens que encontraram uma oportunidade de trabalho e renda.

A essência do Instituto Localiza é estimular o desenvolvimento do conhecimento em prol da inclusão produtiva das pessoas por meio do apoio a projetos desenvolvidos por organizações sociais. Ao fomentar o acesso à capacitação e o potencial empreendedor da juventude nas comunidades onde a Companhia está presente e nos estados que apresentam indicadores de maior vulnerabilidade juvenil, contribui para promover a inclusão e gerar o desenvolvimento dos locais onde eles vivem.

“Acreditamos na força do coletivo e na construção de soluções transformadoras. Trazemos o propósito de unir pessoas pela transformação social, capacitando jovens e possibilitando seu crescimento e autonomia. Reconhecemos o poder da juventude para impulsionar mudanças significativas em suas vidas, famílias e comunidades”, explica o presidente do Instituto Localiza, Marco Antônio Martins Guimarães.

A atuação do Instituto se dá em sinergia com o ecossistema Localiza, tanto que os projetos apoiados alcançam áreas diversas como tecnologia, cultura, audiovisual, turismo, gastronomia e a cadeia automotiva. Hoje, essa abordagem está distribuída em todas as regiões do país. Além disso, com o lançamento do programa de Voluntariado, ocorrido em agosto, o Instituto promete acelerar o apoio aos jovens dos programas apoiados, por meio de mentorias realizadas pelos colaboradores da Localiza&Co.

Um dos jovens beneficiados é Ederson Pereira, aluno do Instituto Social Pertence, do Rio Grande do Sul, que participou das formações em culinária. Apesar das aulas, ele almejava conseguir uma vaga na área administrativa, porém, como pessoa com deficiência auditiva, encontrava muitas barreiras para entrar no mercado de trabalho. Com apoio do Pertence, realizou seu sonho. O projeto simboliza a trajetória de superação que muitos jovens podem vivenciar quando encontram uma oportunidade de transformação de suas realidades.

“Eles me ajudaram a procurar um trabalho, aprender sobre estágios e eu encontrei a minha vaga. Agora, meu objetivo é melhorar a minha vida, ter um salário melhor, uma casa, enfim, ter novas conquistas”, declarou.

Confira também:

Mota Machado é reconhecida pelas práticas sustentáveis junto ao Banco do Brasil

Nestlé cria programa de desenvolvimento para pessoas negras

Dia da Amazônia: Escola Aberje leva comunicadores para expedição sobre comunicação e sustentabilidade