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Iquine lança campanha em comemoração a meio século de história

Por Redação

09/05/2024 15h47

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“50 Anos de Brasilidades”: Esse é o conceito da campanha que celebra o meio século de história da maior indústria de tintas com capital 100% nacional. Além do legado, a campanha busca transmitir o orgulho, o amor e o respeito que a tintas Iquine tem pela pluralidade do Brasil, fonte constante de inspiração.
Para isso, a Iquine apostou em uma trilha sonora vibrante.

Com a música Jack Soul Brasileiro, composta pelo pernambucano Lenine, um dos maiores nomes da música nacional, a experiência é uma verdadeira composição poética à alma brasileira, reunindo sua essência e sua diversidade. E agora, de forma inédita, em interpretação única de BaianaSystem, essa canção icônica ganha uma nova leitura, infundida com o vigor e os ritmos característicos da banda que vem revolucionando a sonoridade brasileira.


A gerente de Marketing e Inovação, Magaly Marinho, explica que a Iquine traz em sua trajetória um crescimento baseado em uma estratégia de distribuição com alta capilaridade atingindo desde grandes centros até o interior. Em 2020 por meio da aquisição da sua então concorrente cearense – a Hidracor – ampliou ainda mais sua capacidade produtiva e o seu MKT Share.

“Somos a maior indústria de tintas 100% brasileira, fundada por um empreendedor que tem uma história de superação e ousadia típica do nosso povo. Para fortalecer o posicionamento da marca Iquine em oferecer produtos para diversos públicos, desenvolvemos uma campanha que adotou uma linguagem de diversidade, refletindo a capacidade da marca de se comunicar com uma ampla gama de consumidores. A Iquine se tornou uma marca democrática, com uma distribuição que alcança diversas regiões do Brasil e com um portfólio de produtos que atende a todos os públicos e classes”, afirma.

Fortalecendo esse posicionamento, ao criar o sistema tintométrico, a empresa inovou ao desenvolver uma estratégia em que consegue oferecer todas as cores com o mesmo preço da cor base, o branco. Além disso adotou um novo formato de nomenclatura do seu leque de cores onde todas as cores possuem nomes da fauna, flora, locais e elementos da cultura brasileira.

“Assim nasceu a ‘Coleção Aquarela Brasil’, com milhares de opções para o consumidor. A história da empresa, seu DNA brasileiro e toda a trajetória até chegar a ser a maior indústria nacional do setor conduziram o direcionamento da campanha ‘50 anos de brasilidades’”, explica a gerente de Marketing e Inovação.

O termo, relativamente recente na língua portuguesa, passou a ser difundido no início do século XX, pelos modernistas brasileiros, artistas e escritores que defendiam uma cultura brasileira mais autêntica livre das influências europeias. A palavra “brasilidade” refere-se à qualidade, características ou sentimentos associados à identidade cultural brasileira que está associada a um sentimento de valorização e de orgulho nacional.

“Brasilidades, no plural, defende que apesar de termos uma cultura bem solidificada e identitária, ela é diversificada e cheia de cores. Em cada região do país, encontramos diversas formas de expressão, o que resulta em múltiplos “Brasis” dentro de cada uma. Por essa razão, optamos pelo termo no plural, ‘brasilidades’, para que nossa campanha possua a verdadeira representatividade do que significa ser brasileiro. Por isso, nos 50 anos da Iquine, vamos assumir um posicionamento que coloca a marca com todo o destaque que merece, e com a propriedade que só quem é a maior indústria de tintas 100% brasileira pode ter”, finaliza.


A música brasileira é notável por artistas que imprimem suas vozes distintas e talentos em canções, que ganham reconhecimento ao redor do mundo . Entre eles, o pernambucano Lenine, artista completo e versátil, que alcançou o país com suas músicas marcadas pela influência dos ritmos brasileiros, entre eles, o samba, o maracatu e o baião.

“Para expressar todo o sentimento da campanha a trilha sonora não poderia ser diferente, a escolha por Jack Soul Brasileiro de Lenine traz ritmo e diversidade, traduzindo uma das principais características da música e do povo brasileiro, a mistura”, contextualiza Magaly.


Para completar essa verdadeira coleção de brasilidades, um dos clássicos de Lenine é interpretado, de forma inédita, pelo BaianaSystem. Conhecido pela mistura de ritmos brasileiros e pela energia musical que levanta multidões, o grupo reforça o conceito de um Brasil miscigenado, rico culturalmente e de uma alegria ímpar e contagiante.

“Temos orgulho de termos em nossa campanha uma representação musical tão fiel ao nosso povo. A escolha do Baiana fortalece a riqueza dos nossos ritmos, da nossa diversidade, da nossa ginga, do nosso país e reforça o que estamos apresentando aqui: a Campanha de Brasilidades”, conclui a gerente de Marketing e Inovação.


Além do filme, com veiculação em TV e plataformas digitais, a estratégia de comunicação também contempla desdobramentos em DOOH, conteúdos para redes sociais e materiais voltados ao trade.