Movimentações ocorrem durante as comemorações do 97º aniversário do grupo de comunicação cearense
O jornalista João Marcelo Sena tomou posse do cargo de ombudsman do Jornal O POVO. A solenidade ocorreu na última terça-feira (7), durante as comemorações do 97º aniversário do grupo de comunicação cearense. No cargo de ombudsman, João Marcelo é responsável por ouvir o leitor em críticas, sugestões e comentários, fazer avaliações internas diárias na equipe do O POVO e publicar uma coluna pública.
“O ombudsman é visto como a voz do leitor, não pretendo ser essa voz. Eu pretendo ser uma voz que vai conversar com o leitor e com a redação. Para que ambos entendam os anseios um do outro e possam e a partir dessa interação, construir um produto jornalístico de melhor qualidade para o leitor”, afirmou João a jornalista Bárbara Mirelle do Jornal O POVO.
A função de ombudsman existe no jornal O POVO desde 1994 e seu mandato possui um ano de duração. O profissional que assume o cargo é escolhido pelo presidente da empresa e trabalha em conjunto Conselho Editorial e o Conselho Consultivo de Leitores, que se reúne mensalmente para avaliar a cobertura editorial do Grupo. Além do O POVO, a função de ombudsman também é presente no jornal Folha de São Paulo.
A diretora de jornalismo do O POVO, Ana Naddaf ressalta que o cargo é importante estabelecer uma comunicação direta com os leitores e garantir a qualidade jornalística do veículo. “Ter este representante da audiência é também necessário para promover a diversidade de opinião, a transparência e a credibilidade”, afirma.
“É uma prova de que o grupo O POVO, que agora caminha pro centenário, tem uma preocupação de estar em um diálogo constante com o leitor de uma forma que os produtos estejam em constante evolução e aprimoramento para levar o leitor o melhor produto possível”, pontua João.
João Marcelo Sena é jornalista formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Desde 2014, atua no O POVO, onde exerceu as funções de repórter nas editorias de Esportes e de Cidades (2014-2018); redator de Capa (2018-2019); e editor de Política (2019-2024). Nesse período, participou in loco de grandes coberturas como a Copa do Mundo 2014, as Olimpíadas Rio-2016 e eleições de 2020, 2022 e 2024.
João Marcelo também é especialista em Relações Internacionais e Diplomacia pela Faculdade Ibmec São Paulo. Por três anos (2021-2024), assinou semanalmente coluna de Política Internacional. Em 2024 participou, à convite da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, da Imersão sobre Jornalismo e Democracia, realizado em Tampa (EUA), em parceria com a University of South Florida (EUA).
Joelma Leal na Editoria de Cidades
Joelma Leal, ombudsman do O POVO entre os anos de 2023 e 2024, agora, assume a editoria de Cidades. No cargo desde a última segunda-feira (6), a nova editora-chefe agradeceu a confiança do Grupo O POVO em deixá-la representar uma das editorias mais amplas e agitadas da redação.
“Acredito que as experiências anteriores, principalmente o contato direto com leitores e ouvintes, serão fundamentais para este novo desafio, assim como a colaboração de toda a equipe envolvida”, ela afirma.
Joelma Leal é graduada em Jornalismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com pós-graduação em Marketing pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atuou como editora-executiva de sete edições do Anuário do Ceará, publicação mais longeva do Estado, e, por 12 anos; esteve à frente da coluna Layout, espaço voltado a assuntos ligados à indústria da comunicação, com espaços na rádio O POVO CBN, TV O POVO, jornal impresso, revista e digital; e assumiu a assessoria de comunicação do Grupo O POVO por mais de uma década.
Créditos da Foto de Capa: FCO Fontenele/ O POVO