Responsabilidade

Linkedin une empresas em movimento para apoiar o desenvolvimento de carreira de profissionais negros

Publicado em

16/11/2023 08h45

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Em campanha, marca lança segunda fase da campanha com foco em boas práticas, novas ideias e aprendizados para impulsionar ambientes de trabalho mais inclusivos no Brasil

O LinkedIn, rede social profissional, lança a segunda fase da campanha #CarreirasComFuturo, que une Gerdau, iFood, Itaú Unibanco, Nubank, Vale e, recentemente, Grupo Boticário e Vivo, para difundir iniciativas de diversidade e inclusão (D&I), focando no desenvolvimento de carreira e no pertencimento dos profissionais negros no mercado de trabalho brasileiro. Nesta semana, as empresas se reuniram em um novo evento para compartilhar informações sobre programas de D&I com foco no avanço da carreira desses profissionais, pensando em soluções para as barreiras identificadas em uma nova pesquisa do LinkedIn. Dados mostram que 93% dos profissionais negros no Brasil ainda enfrentam obstáculos para alcançar cargos de liderança.

“Igualdade de oportunidades é a base de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e sustentável, e precisamos reconhecer e trabalhar para eliminar as barreiras que historicamente limitaram a progressão na carreira de profissionais negros. Ao fazer isso, abrimos portas para diferentes perspectivas e experiências que enriquecem nossa cultura corporativa e impulsionam a inovação. É por isso que estamos felizes em fazer parte do movimento #CarreirasComFuturo, para aprender e contribuir para que mais portas sejam abertas” diz Rosanna Durruthy, Vice-Presidente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento no LinkedIn.

O segundo evento da série “Pertencimento e Liderança” apresentou programas impulsionados pelas empresas da aliança que se conectam às ações identificadas na pesquisa, buscando promover mais representação racial na liderança, incluindo programas de educação/treinamento, desenvolvimento e mentorias. Entre os participantes estavam:  

  • Grupo Boticário: Rony Santos, Gerente Sênior de Diversidade e Inclusão, compartilhou informações sobre seu programa de apoio emocional, social e mentoria para líderes negros.
  • iFood:  Mariane Siqueira, Diretora de Pessoas e D&I e Davi Venancio, especialista de D&I apresentaram o “Potencializar”, programa de desenvolvimento e valorização de carreiras de profissionais negros que estão próximos aos primeiros cargos de liderança.
  • Itaú Unibanco: Ana Paula Cassimiro, coordenadora de Diversidade e Inclusão, ex-participante de iniciativas focadas na liderança negra, trouxe insights de programas do pilar “Evolução”, programa de desenvolvimento Empower Black Women to Senior Leadership e Connected Leaders Academy for Black Leadership Development.
  • LinkedIn: Rosanna Durruthy, vice-presidente de Diversidade, Inclusão e Pertencimento do LinkedIn, compartilhou mais sobre o programa Catalyst Leadership focado no desenvolvimento de líderes de grupos raciais sub-representados, e Ana Claudia Plihal, Diretora de Soluções de Talentos do LinkedIn, foi a anfitriã do evento.
  • Nubank: Helena Bertho, Diretora Global de Diversidade e Inclusão, e Diego Raymundo, Gerente de Diversidade e Inclusão, falaram sobre o “D&I Academy Hub” – compartilhando boas práticas para a construção dos conteúdos como parte da estratégia de D&I.
  • Vale: Fernanda Castanheira, gerente de Diversidade, Equidade e Inclusão da Vale, apresentou uma iniciativa chamada “Potencializando Talentos Negros”, um esforço educacional para acelerar o desenvolvimento das pessoas e oferecer treinamento aos empregados negros.
  • Vivo: Regina Silvestre, Gestora Sênior de Cultura, Diversidade e Inclusão e Evandro Chagas, Coordenador de Diversidade e Inclusão, falaram sobre o Programa Raça em Foco: Formação da liderança e Compromisso, que tem o objetivo de acelerar ainda mais a representatividade desse público e ter os gestores como aliados no processo de transformação.