IPO marcou uma nova etapa para a companhia cearense, que ampliou operações, realizou aquisições e avançou em estruturas de governança e sustentabilidade
A M. Dias Branco completou, em 18 de outubro, 20 anos de abertura de capital na B3. Desde a estreia das ações MDIA3 no Novo Mercado, em 2006, a companhia ampliou sua presença nacional, diversificou o portfólio e realizou aquisições que levaram a operação para novas categorias e mercados.
A abertura de capital também marcou uma mudança na estrutura de governança da empresa. Segundo a companhia, o IPO ampliou o acesso a recursos e contribuiu para a adoção de práticas de gestão voltadas ao mercado de capitais, além de orientar decisões relacionadas à expansão e à sustentabilidade.
“O IPO impulsionou nossa governança, orientou escolhas estratégicas e consolidou agendas claras de crescimento e sustentabilidade, acelerando a expansão da Companhia”, explica Gustavo Theodozio, vice-presidente de Controladoria, Investimentos e Relações com Investidores da M. Dias Branco.
A trajetória da empresa na bolsa começou após décadas de expansão a partir de Fortaleza. A história teve início com a Padaria Imperial, fundada por Manoel Dias Branco, e avançou com a criação da Fábrica Fortaleza por Ivens Dias Branco, em 1953. Antes do IPO, a companhia já havia iniciado seu processo de expansão por aquisições, com a incorporação de marcas como Adria, Isabela, Basilar e Zabet, em 2003.
Em 2006, a companhia emitiu 17,22 milhões de ações para investidores nacionais e internacionais. A operação abriu uma nova fase de crescimento e foi seguida por outras aquisições. A Vitarella foi incorporada em 2008, enquanto Pilar e Estrela chegaram ao portfólio em 2011. Em 2018, a aquisição da Piraquê ampliou a presença da companhia no Sul e Sudeste.
A estratégia também passou a contemplar novas categorias. A empresa entrou no segmento de alimentos saudáveis com a Fit Food, em 2021, ampliou a atuação nesse mercado com a aquisição da Jasmine, em 2022, e realizou no mesmo ano sua primeira aquisição internacional, a uruguaia Las Acacias.
Atualmente, a M. Dias Branco atua em categorias como massas, biscoitos, snacks, alimentos saudáveis e food service, além de exportar produtos para mais de 40 países. A companhia afirma ser líder nacional em massas, biscoitos e granolas.
Governança e sustentabilidade
A estrutura de governança também passou por mudanças ao longo das duas décadas como empresa listada. A companhia mantém Conselho de Administração e comitês voltados a Auditoria, Gente e Gestão e ESG, além de uma área de Relações com Investidores dedicada ao relacionamento com acionistas e analistas.
A agenda de sustentabilidade reúne 15 metas para 2030, organizadas em três pilares: planeta, pessoas e alianças. Desde 2021, a empresa integra o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3.
A relação com o mercado de capitais também passou a fazer parte da estratégia de expansão da companhia. De acordo com a M. Dias Branco, a área de Relações com Investidores participa de conferências no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia, ampliando o contato com diferentes perfis de investidores.
Para Fábio Cefaly, diretor de Relações com Investidores e Novos Negócios, a política de remuneração aos acionistas também é um dos elementos considerados pelos investidores. A companhia prevê a distribuição de dividendos e/ou juros sobre capital próprio equivalentes a 80% do lucro ajustado.
“Temos orgulho de dividir os frutos do negócio com quem sempre acreditou em nossa consistência”, afirma Cefaly.
Ao completar duas décadas na B3, a M. Dias Branco mantém a estratégia de crescimento por meio da expansão das categorias, aquisições e atuação em diferentes mercados. Para Theodozio, o aniversário do IPO também representa uma oportunidade de revisar o papel do mercado de capitais na trajetória da empresa.
“Celebrar os 20 anos do IPO é reconhecer o papel do mercado de capitais na transformação da M. Dias Branco e renovar nosso compromisso com o futuro. Seguimos preparados para crescer com responsabilidade, inovar, fortalecer nossas marcas e gerar valor sustentável para acionistas, colaboradores, clientes, consumidores, parceiros e comunidades”, finaliza Theodozio.
