Destaque

Marca real toca a alma humana antes de pensar no algoritmo, defende Renan Sousa no NM2B 2026

Por Redação

12/08/2026 16h57

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Designer e fundador da Dom Casero, Renan Sousa sustentou que, mesmo num mundo movido por inteligência artificial, o que conecta e emociona ainda é o que vem de gente real

A 5ª edição do NM2B, encontro para profissionais do mercado com foco em marketing, negócios e comunicação, começou na manhã desta quarta-feira (12), no La Maison, em Fortaleza, celebrando os seis anos do Nosso Meio. Com o tema A força do que é real, o evento reúne mais de vinte palestrantes em dois palcos, o Palco Terra e o Palco Mar, além de espaço de trabalho e uma feira de negócios, onde as marcas patrocinadoras oferecem ativações, experiências e degustações aos participantes.

No ciclo de palestras, Renan Sousa, designer, artista e diretor de marketing da Dom Casero, levou ao palco a palestra O algoritmo não tem alma: como criar marcas reais em tempos artificiais. Especialista em design gráfico, gestão de redes sociais e influência digital, ele partiu de uma provocação sobre a relação das pessoas com a tecnologia para discutir o que sustenta uma marca na era da inteligência artificial.

O ponto de partida foi uma analogia com o consumo de streaming. Renan lembrou que, muitas vezes, demoramos para escolher um filme, mas que, à medida que o algoritmo entende o que a pessoa gosta e acompanha o que ela faz, ele passa a se adaptar e a antecipar preferências. A partir daí, ele deslocou a discussão para o desafio de construir marcas verdadeiras em um cenário cada vez mais automatizado.

“O robô pode até fazer ativos legais, mas ninguém entende o ser humano como a gente entende”, afirmou.

Para o palestrante, o primeiro passo é conhecer profundamente o público e definir prioridades. Ele usou o exemplo das marcas que se relacionam com o cliente pelo WhatsApp, canal presente no dia a dia das pessoas, para destacar a importância da clareza sobre o que a marca quer fazer e quem quer alcançar. Como o consumidor espera respostas rápidas, argumentou, a empresa precisa entender como quer vender e o que é, de fato, prioridade para o negócio.

Nesse contexto, Renan defendeu o atendimento com personalidade real, feito por pessoas reais, como a forma mais eficaz de a marca chegar ao público. Para ele, é essa dimensão humana que aproxima e cria vínculo. “A gente tem que sempre pensar em como tocar o coração das pessoas, sempre entender as pessoas”, disse.

O designer reforçou que, mesmo em um mundo dominado pela inteligência artificial, conectar pessoas reais a imagens reais, de gente de verdade, gera um resultado maior e mais conectivo. E lembrou que, nas redes, o que emociona é o que mais engaja, uma vez que, hoje, em plataformas como o Instagram, o conteúdo que mais gera resposta é aquele capaz de mobilizar sentimentos.

A tecnologia, na leitura de Renan, não é inimiga, e sim uma ferramenta que precisa ser bem alimentada. Ele defendeu que cabe às marcas fornecer os insumos certos para que o algoritmo trabalhe a seu favor, o que passa por entender o público, comunicar com clareza e ampliar o alcance por meio de ações humanas e de criatividade.

Ao encerrar, Renan resumiu a tese que dá nome à palestra, ao inverter a ordem de prioridades que costuma guiar a comunicação digital. “A gente pensa muito em algoritmo, mas a gente tem que pensar primeiro no que toca as pessoas, em como tocar a alma humana”, disse. Uma leitura que dialoga diretamente com o tema desta edição do NM2B, a força do que é real, ao lembrar que, por mais avançada que seja a tecnologia, é a conexão genuína que constrói marcas que permanecem.

Sobre o NM2B

O NM2B é um encontro para profissionais do mercado, com foco em marketing, negócios e comunicação, realizado pelo Nosso Meio. Durante um dia inteiro, lideranças e especialistas compartilham insights e estratégias, com o objetivo de fortalecer o ecossistema de negócios e comunicação. Cada edição conta com um tema, que conduz as palestras, e com uma feira de negócios, onde os participantes fazem networking e conhecem as ativações das marcas patrocinadoras.