Responsabilidade

Marcas transformam copos plásticos em tampas de produtos

Por Redação

08/10/2020 15h42

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Pensando em unir forças para a sustentabilidade, as marcas Natura, Heineken e o festival Rock in Rio se uniram em uma ação que possibilitou que 10 toneladas de copos plásticos utilizados na edição de 2019 do evento fossem transformadas em tampas de novas fragrâncias.

 

De acordo com os envolvidos, a iniciativa resultou na produção de 670 mil unidades de tampas do Desodorante Corporal Spray de Natura Humor e evitou a emissão de 15 toneladas de CO2 no meio ambiente.

 

Segundo Maria Paula Fonseca, diretora global da Natura, a marca tem um compromisso histórico com a sustentabilidade, que é um dos pilares de atuação da empresa. “Desde 2007, somos uma empresa Carbono Neutro e acreditamos que o compromisso de reduzir as emissões de carbono e gerar impacto positivo na sociedade e no meio ambiente é um desafio coletivo”, comenta.

 

https://www.instagram.com/p/CF-JxXbg-XG/?igshid=u6j5h5c7z8r2

 

“A parceria com a Heineken é mais um desdobramento do movimento ‘Todos Juntos #PorUmMundoMaisBonito’ e da nossa causa #MaisBelezaMenosLixo, no qual fazemos um convite para que as pessoas se engajem, repensando hábitos”, completa a executiva.

 

A iniciativa também pretende auxiliar na conscientização do consumidor final sobre o caminho realizado pelos resíduos descartados adequadamente.

 

Com o objetivo de oferecer novos caminhos sustentáveis para os resíduos gerados no festival, a ação promoveu a reciclagem dos copos em três fases. O primeiro passo, a coleta dos resíduos, foi dado pelo Rock in Rio que promove ações de gestão de resíduos desde 2011, com atuação de cooperativas parceiras do evento, responsáveis pela triagem dos materiais.

 

Após o processo de separação dos copos, o plástico foi convertido em resina reciclada, com apoio da petroquímica Braskem, parceira da Natura no fornecimento de matérias-primas plásticas utilizadas nas embalagens da marca. Por fim, com apoio da Silgan, também parceira da Natura, a resina reciclada foi modelada e transformada em tampas das embalagens dos novos deos de Natura Humor.

 

A mobilização entre as marcas dá continuidade às ações das mesmas de cuidado com o meio ambiente – as tampas recicladas ainda podem ser utilizadas em até 10 refilagens dos deos corporais Meu Primeiro Humor Feminino e dos lançamentos da linha de deos, o casal Química de Humor Feminino e Masculino. Os produtos também possuem formulação feita com álcool 100% orgânico.

Em reforço ao compromisso da Natura com a sustentabilidade, o uso do plástico pós-consumo da Braskem promove a reinserção do resíduo plástico no ciclo produtivo. A iniciativa também auxilia na conscientização do consumidor final sobre o caminho realizado pelos resíduos descartados adequadamente. Além disso, a resina reciclada é uma alternativa viável para melhorar a pegada ambiental dos produtos e contribuir com a captura de carbono.