Mercado

No Ceará, mais de 200 lojas participam do Dia Livre de Impostos (DLI)

Publicado em

31/05/2022 11h16

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Entre as lojas que aderiram à campanha estão Magazine Luiza, Cervejaria Turatti, ACAL Home Center, Óticas Visão e o Supermercado Pinheiro, que participa pela primeira vez, com as 16 lojas do estado

Desde o início do ano, os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em impostos, conforme aponta o “Impostômetro”, ferramenta da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). O montante é referente a taxas e impostos federais, estaduais e municipais pagos pelos contribuintes. Para conscientizar a população cearense sobre o peso da carga tributária nos preços dos produtos, a CDL Jovem realizará, no dia 02 de junho, a 16ª edição do Dia Livre de Impostos (DLI), com a participação de mais de 200 lojas dos Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, além de lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza.

Quer receber nossas notícias no WhatsApp? Faça parte da nossa lista de transmissão diária

No dia da campanha, o consumidor que for a uma das lojas participantes poderá ver, na prática, o peso da carga tributária, ao comprar produtos selecionados com o valor dos tributos descontados. A ação envolve diversos segmentos, com descontos de até 70%. Por exemplo, na categoria de óculos de sol, os descontos podem chegar a 44,18%, óculos de grau a 45,31%, perfume nacional até 69,13% e cervejas com descontos de 42,69%. O DLI acontece nas principais capitais do País desde 2003.

Segundo o presidente da CDL Jovem, Roberto Leite Júnior, o DLI não deve ser percebido apenas como promoção dos produtos, mas como uma ação de conscientização, através da adesão de empresários que arcam com os custos dos impostos no dia da campanha, sem repassar ao consumidor.

“Sabe o que significa o Dia Livre de Impostos? Significa que todo o dinheiro do nosso trabalho até o dia 1°de junho é voltado para pagar impostos. Escolhemos a data simbólica na qual começamos a receber salário livre de imposto. Em 2022, é a partir de 02 de junho que recebemos um valor que será destinado à nossa alimentação, vestuário, educação, moradia e outros itens mais necessários. Essa ação é importante para protestarmos contra a alta carga tributária. Não é uma campanha contra o tributo, mas contra sermos um dos países de maior arrecadação no mundo e um dos que menos devolve para a sociedade”, completa Roberto.

Além da ação de conscientização e de experiência de compra sem impostos, no dia 02 de junho, às 12h, a CDL Jovem vai realizar o FuckUp do DLI, no Hard Rock Fortaleza. Na ocasião, será apresentado um “case de fracasso” de uma empresa que fechou as portas, fato que poderia ter sido evitado se a carga tributária não fosse tão pesada. O bate-papo será com Francilio Dourado, ex-diretor do Colégio Geo, e contará com a participação especial do presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante.

Lista das lojas participantes disponível no site www.cdljovemfor.com.br e nas redes sociais da CDL JOVEM: @cdljovemfortaleza.

Confira também: