O Bebé, o Macaco, e o Chatbot: Para uma Semiótica da Imitação

Por Clotilde Perez

03/05/2023 15h14

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Não existe um domínio de desenvolvimento e aplicação de inteligência artificial que fascine e ao mesmo tempo inquiete mais os humanos do que aquele em que a capacidade de cálculo se combina com a capacidade de imitação. Até ao advento da inteligência artificial, as máquinas eram mais poderosas cognitivamente do que os humanos, mas basicamente incapazes de imitá-las nos seus traços mais distintivos.

 

Hoje em dia, a inteligência artificial começa a causar preocupação porque não só ultrapassa os humanos no poder computacional, como também começa a imitá-los na perfeição, perturbando de forma cada vez mais espetacular essa consciência – ou talvez essa presunção – de singularidade e superioridade que caracteriza a espécie e guia as suas ações no que diz respeito à natureza. Há três áreas, em particular, onde esta fusão de primazia cognitiva e capacidade de imitação está a produzir resultados que são surpreendentes e perturbadores.

 

A primeira é a da produção de imagens. A inteligência artificial reconhece imagens da realidade, interpreta-as através de referências cruzadas com dados visuais massivos, mas também começa a produzir simulacros cada vez mais indistinguíveis do original, primeiro em imagens estáticas bidimensionais, depois em imagens em movimento, e agora cada vez mais também através de artefatos tridimensionais, e mesmo – na robótica por exemplo – em simulacros tridimensionais em movimento.

 

O segundo domínio é o da linguagem; mais uma vez, dá-nos uma réstia de superioridade ver como um chatbot produz respostas bizarras a perguntas muito normais, mas talvez não nos apercebamos quão exponencialmente rápido é o aperfeiçoamento desta tecnologia, e quão cedo, mesmo neste domínio, teremos dificuldade em reconhecer a fala produzida pelos humanos a partir daquela produzida pela inteligência artificial, e num número crescente de contextos discursivos. Será que nós professores temos tanta certeza de que os trabalhos que recebemos dos nossos alunos são apenas o produto das suas mentes humanas?

 

A terceira área, que de certa forma combina e fertiliza as duas primeiras, é a da criatividade; ao explorar dados massivos sobre a relação entre imagens e textos verbais, por exemplo, a inteligência artificial de hoje produz cenários visuais surpreendentes com base na entrada verbal; a saída resultante ainda é bastante estereotipada – alguns dirão – mas suficientemente criativa para competir com um designer gráfico humano contemporâneo de inventividade média, talvez não com Miguel Ângelo, mas certamente com um recém licenciado em gráfica digital.

 

Face a este cenário, em que o poder computacional e a capacidade de imitação dão origem a novas formas de (pseudo?)criatividade, não é difícil apelar à semiótica, entre as ciências humanas e sociais, para dizer algo pertinente e específico sobre as novas vias de significado abertas pela inteligência artificial. Dizer algo especificamente semiótico sobre a IA está de facto perfeitamente dentro dos limites de uma disciplina que, desde a sua fundação, tem estado preocupada com significação, significados, emulação, simulacros, e até mesmo inovação e criatividade.

 

Massimo Leone

Professor titular de semiótica da Universidade de Turim, Itália

Clotilde Perez
Professora universitária, pesquisadora e consultora
Clotilde Perez é professora universitária, pesquisadora, consultora e colunista brasileira, titular de semiótica e publicidade da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo, concentrando seus estudos nas áreas da semiótica, comunicação, consumo e sociedade contemporânea. Fundadora da Casa Semio, primeiro e único instituto de pesquisa de mercado voltado à semiótica no Brasil, já tendo prestado consultoria nessa área para grandes empresas nacionais e internacionais, conjugando o pensamento científico às práticas de mercado. Apresenta palestras e seminários no Brasil e no mundo sobre semiótica, suas aplicações no mercado e diversos recortes temáticos em uma perspectiva latino-americana e brasileira em diálogo com os grandes movimentos globais.