Artigos

O que o BBB e a inovação têm em comum? 

Publicado em

20/02/2024 09h25

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Manter-se relevante no mercado é um desafio constante, os empreendedores que o digam. Fazer isso por mais de duas décadas é uma missão que nem todos conseguem realizar com sucesso. Por isso que todos os anos nos voltamos para um assunto que traz impacto na vida de muitas pessoas: o Big Brother Brasil (BBB).

Mas muito além de falar sobre um reality show — vamos deixar essas atualizações para os memes na outra rede — hoje queremos conversar sobre o que o BBB e a inovação têm em comum. E, acredite, já podemos adiantar que eles têm bastante!

De cara já podemos concordar que o BBB é um sucesso de público. Seja com a “turma do sofá” — como os mais tradicionais telespectadores são chamados — ou a galera que puxa mutirão no X (antigo Twitter), o programa é capaz de engajar o público e construir uma comunidade como poucos conseguem fazer.

A maior prova do poder que o BBB tem está nas marcas que investem no programa. Na edição de 2023 a maior cota chegava a R$ 105 milhões. E sejamos sinceros, nenhuma marca investiria quantias tão altas se não acreditassem no retorno desse investimento.

A palavra-chave que define o fenômeno do Big Brother Brasil é inovação — do programa, dos participantes, do público e das marcas. Um ecossistema que converge em um único lugar.

Por exemplo, a capacidade de adaptação é uma habilidade essencial tanto para os participantes do BBB quanto para os inovadores. No programa, vemos como os participantes se reinventam constantemente para se destacar, conquistar o público e, por fim, permanecer na casa. Da mesma forma, no mundo da inovação, a habilidade de se adaptar a mudanças rápidas no mercado é crucial para o sucesso.

A busca por visibilidade é outra semelhança marcante. No BBB, a atenção do público é um fator determinante para a permanência na casa. O mesmo pode ser dito no mundo da inovação, a capacidade de se destacar em meio à concorrência é uma habilidade compartilhada por aqueles que buscam o sucesso no mercado.

Já a diversidade de ideias e perfis também é outra característica que podemos destacar. Na casa, observamos a convivência de participantes de diferentes origens, personalidades e perspectivas de vida. Da mesma forma, no ambiente inovador, a diversidade de pensamento é reconhecida como um impulsionador fundamental para a criatividade e a resolução de problemas.

É importante destacar que esses são alguns pontos que ambos compartilham, entendendo que eles podem se relacionar a partir da realidade de cada negócio. Em última análise, essa interseção entre o BBB e a inovação serve como um lembrete de que a inovação está em todos os lugares, até mesmo nos mais inesperados. Por isso, à medida que a tecnologia continua a redefinir nossa forma de viver e interagir, podemos encontrar inspiração em lugares improváveis, inclusive na casa mais vigiada do Brasil.

Gabriella Purcaru

Head de Inovação Corporativa e Operações do NINNA Hub