O que tem por trás de uma marca?

Por Redação

14/08/2023 16h45

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Muito além de um símbolo, uma marca é um ativo intangível sustentável de longo prazo. Existe toda uma estratégia para o seu desenvolvimento, que deve considerar a cultura do negócio, a sua essência, o público, a concorrência e as tendências do mercado.

Sempre reforço com os meus clientes na consultoria que precisamos educar o público sobre a marca que estamos desenvolvendo. É a empresa que precisa direcioná-lo por meio de um posicionamento de mercado claro, verdadeiro e atrativo.

Além disso, todos os pontos de contato precisam ser consistentes em relação a esse posicionamento. O cliente precisa sentir a marca em uma experiência única e valorosa. Não é à toa que “marca” precisar “marcar”, ser memorável, distintiva e especial. Isso é fundamental na gestão de marca.

Uma marca deve ser familiar e servir como um “atalho”, que favorece a jornada de compra. Quanto mais uma marca é familiar, mais o cliente se sente seguro em escolhê-la. E nesse sentido, é imprescindível desenvolver uma efetiva estratégia de comunicação e de relacionamento que estimule e reforce a decisão desse cliente, reduzindo assim o processo de dissonância cognitiva e favorecendo a recompra dos produtos da marca.

Por Céu Studart

Sócia da Desencaixa Inovação e consultora, docente estrategista de Marketing, Branding e Inovação. Foi embaixadora do Rock in Eio Academy by HSM (2019). Foi mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual 2021, uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária, com mais 20 anos de experiência de mercado. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Administração (UFC). Além da Desencaixa Inova, é docente da graduação e pós- graduação, com mais de 15 anos de experiência, em cursos de pós-graduação de várias instituições de ensino, já tendo capacitados mais de 5.000 profissionais.

Céu Studart
Consultora de Marketing e Branding e Fundadora da Desencaixa Branding
Céu Studart é proprietária da Desencaixa Brading, onde realiza consultoria estratégica para marcas de vários segmentos e treinamentos. É estrategista de branding com mais de 20 anos de experiência no mercado. Foi embaixadora do Rock in Rio Academy by HSM (2019) e mentora do Founder Institute – Nordeste Virtual (2021), uma incubadora de negócios americana, fundada em Palo Alto, Califórnia (EUA). É publicitária. Especialista em Marketing (FGV) e Mestre em Marketing (UFC). Além da Desencaixa Branding, é também docente da graduação e pós-graduação, com mais de 17 anos de experiência, em cursos de graduação e pós-graduação, já tendo capacitado mais de 6000 profissionais.