Diretor de marketing que fez o Brasil olhar para o Canva abordou os detalhes que transformaram a campanha “Faz Bonito” em um case de sucesso estrondoso nas redes sociais e mídia tradicional
No início da tarde desta quinta-feira (2), o Nosso Meio realizou, no Esttaleiro Parrilla do Mar, em Fortaleza (CE), mais uma edição do Marketing, Pessoas e Relacionamento, que marcou o lançamento da 19ª edição do Impresso Nosso Meio Nordeste. Com o tema “O novo eixo do consumo: o protagonismo estratégico que move o Brasil”, o encontro reuniu lideranças empresariais, executivos e profissionais do mercado para discutir o fortalecimento econômico da região e as transformações que a consolidaram como um dos principais motores do consumo no país.
“Nosso consumo estimado ultrapassou a casa do R$1,5 trilhão. Esse resultado corresponde a 18,6% de todo o consumo nacional. E esse crescimento não é só nas capitais, o interior também avança e se moderniza, atraindo investimentos, gerando empregos e demonstrando que nós somos uma região de potência e riquezas”, ressalta Fernando Hélio Brito, diretor-executivo do Nosso Meio.
“Somos uma região múltipla. Temos muitas culturas, sotaques e festividades, como também muitas formas de interagir e de consumir. E é isso que queremos mostrar com essa edição, a partir dos conhecimentos de quem vive aqui e ajuda a construir o futuro do Nordeste”, complementa Tamires Soares Brito, diretora-executiva do Nosso Meio.

Presente no lançamento da 19ª edição do Impresso Nosso Meio Nordeste, Felipe Godoy, conselheiro estratégico de marketing e palestrante, propôs uma reflexão sobre um dos principais desafios da comunicação contemporânea: “como construir uma marca relevante na era da desatenção?”. Ao longo da apresentação, o executivo defendeu que, diante da fragmentação das audiências e da disputa constante pelo tempo do consumidor, o marketing precisa assumir um papel estratégico para impulsionar o crescimento das empresas.
“O marketing deve ser a área que vai olhar para fora, vai olhar o mercado e o consumidor, para eu entender como eu devo me posicionar para conseguir crescer. Esse é o grande objetivo do marketing: ajudar a empresa a crescer”. apontou.
Felipe explicou que o cenário atual exige uma mudança de mentalidade das marcas, já que hoje a atenção precisa ser conquistada por meio de conteúdos que despertem interesse espontâneo e façam parte das conversas das pessoas. Para o executivo, campanhas relevantes são aquelas que conseguem estabelecer conexões culturais e transformar publicidade em entretenimento, gerando compartilhamentos, comentários e repercussão orgânica.
A estratégia foi exemplificada por meio da campanha “Faz Bonito”, criada para colocar o Canva como uma plataforma que pode ajudar pequenos negócios a crescer. Em vez de seguir formatos tradicionais de comunicação, a empresa apostou em personagens reconhecidos pelo público brasileiro para construir histórias que despertassem curiosidade antes mesmo da marca aparecer.
O primeiro movimento teve como protagonista a apresentadora Xuxa. Explorando a nostalgia e as discussões frequentes nas redes sociais sobre os desafios da vida adulta, a campanha foi desenvolvida em formato social first, priorizando conteúdos pensados para circular organicamente nas plataformas digitais. A ação acumulou mais de 42 milhões de visualizações.

Na sequência, foi lançada a campanha Gracyovos, estrelada por Gracyanne Barbosa. A fictícia marca de ovos de luxo ganhou identidade visual, perfil nas redes sociais e site próprio, fazendo com que milhares de pessoas acreditassem que o lançamento era real. Em menos de 24 horas, o perfil ultrapassou 30 mil seguidores. A iniciativa também repercutiu entre criadores de conteúdo, veículos de imprensa e até perfis do Governo Federal, antes da revelação de que tudo fazia parte de uma campanha da plataforma.
“Uma história bem contada vai conquistar as pessoas da internet, ainda mais quando ela é bem-humorada. Então, mesmo que ela seja falsa, as pessoas ainda vão gostar dela”, destacou Felipe.
Segundo o palestrante, o segredo foi resistir à tentação de apresentar o produto logo no início da campanha. A intenção era construir uma narrativa capaz de despertar interesse genuíno para, posteriormente, mostrar como a plataforma havia sido utilizada para criar toda a identidade da marca fictícia. Com isso, a primeira fase da campanha alcançou 146 milhões de pessoas de forma orgânica, além de gerar 12 milhões de interações e aproximadamente 2 milhões de compartilhamentos, fortalecendo a lembrança de marca e ampliando o uso da plataforma.
Outro case apresentado foi Carrara Modas, campanha que marcou o retorno do personagem Agostinho Carrara à publicidade após 14 anos. Criada para apresentar os recursos de inteligência artificial do Canva, a ação optou por mostrar o processo criativo do personagem na construção de sua marca fictícia, em vez de focar exclusivamente na tecnologia. Lançada simultaneamente na televisão e nas redes sociais, a campanha acumulou 28 milhões de visualizações e buscou posicionar a inteligência artificial como uma ferramenta capaz de potencializar a criatividade humana, e não substituí-la.

Ao longo da palestra, Felipe também abordou os desafios da tomada de decisão nas empresas. Segundo ele, muitos projetos deixam de acontecer porque as organizações tendem a repetir fórmulas conhecidas ou evitam assumir riscos, mesmo diante de mudanças no comportamento do consumidor.
Como forma de orientar esse processo, o executivo apresentou a metodologia CADA — Contexto, Audácia, Decisão e Ação. O modelo propõe que as equipes analisem constantemente o cenário de mercado, tomem decisões criativas baseadas em objetivos claros, avaliem riscos de forma estruturada e estejam preparadas para adaptar suas estratégias conforme a reação do público.
“O sucesso só aconteceu porque nós nos permitimos a tomar riscos. Nós entendemos que não queríamos criar um anúncio, mas sim uma história. E, para isso, precisamos ser disruptivos em muitas formas”, destacou Felipe.
Ao encerrar sua apresentação, o palestrante reforçou que criatividade e ousadia só produzem resultados quando estão alinhadas a objetivos estratégicos. Para ele, romper padrões é importante, mas apenas quando existe clareza sobre o que a marca pretende alcançar e disposição para acompanhar, em tempo real, a resposta do consumidor.

Sobre o Marketing, Pessoas & Relacionamento

Produzido pelo Nosso Meio – plataforma de conteúdo especializado em negócios -, o Marketing, Pessoas & Relacionamento é um evento exclusivo, que tem como objetivo oferecer conteúdo especializado em momento de relacionamento para líderes, gestores e empresários de diversos segmentos.
A nova edição conta com o patrocínio das marcas: Aaron Rótulos e Etiquetas, ACADi, Aço Cearense, EBMQUINTTO, Cajuína São Geraldo, Engaja Comunicação, Fortes Tecnologia, Guanabara, Helloo, Lefil Company, MDNE, Mulato Comunicação, NEOOH, Sinapro CE, Somapay, Sua Música, Terravista 360, Unifor e UOL.

