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Passo a passo para um conteúdo digital de qualidade

Publicado em

29/11/2022 10h59

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Se a sua marca ainda não investe em conteúdo digital, está na hora de olhar com mais atenção para isso, afinal, segundo a última edição da pesquisa Content Trends, feita pela Rock Content, 73% das empresas entrevistadas já adotam uma estratégia de marketing de conteúdo.

 

O objetivo do marketing de conteúdo não é se autopromover a qualquer custo, mas sim, informar e auxiliar o público a resolver questões do dia a dia que estejam relacionadas ao segmento de seus produtos ou serviços e guiá-los para que conheça, de fato, o que sua organização tem a oferecer.

 

Antes de tudo, é preciso ter em mente que o ponto central de um conteúdo de qualidade é o planejamento. Não basta criar perfis nas redes sociais e postar algo de vez em quando. È necessário entender seu público e traçar um plano assertivo de como seu conteúdo será relevante para as necessidades dele.

 

No entanto, uma das principais dificuldades das marcas é, justamente, estabelecer temas para a criação dos conteúdos, afinal, ‘como ajudar com as dores e dificuldades dos seus seguidores?’⁣

 

Por isso, a separei algumas dicas:

 

PESQUISE MUITO: o bom e velho google pode ajudar. Se você vende chás, por exemplo, digite na busca: “dicas sobre chás”, ou então “principais dúvidas em relação aos chás”. Leia, leia, leia. Você com certeza terá muitas ideias;

 

CONCORRÊNCIA: escolha os seus três principais concorrentes e de uma navegada pelo site e redes sociais deles. Bons insights e inspirações podem surgir a partir disso;

 

CAIXINHA DE PERGUNTAS: use a ferramenta de perguntas do seu storie. Escreva “O que vocês querem saber sobre chás”. A dúvida de um pode ser a dúvida de muitos outros também;

 

OUÇA SEUS CLIENTES: comece a anotar todas as perguntas que te fazem, isso pode gerar um conteúdo incrível. ⁣

 

Outro item importante é a frequência de posts, eu recomendo que sejam realizadas publicações diárias. Sabe aquela história do “quem não é visto, não é lembrado?” Não tem por que o usuário voltar em um perfil que não é atualizado constantemente, por isso, é importante postar todos os dias, assim, suas postagens serão vistas pelo público.

 

Vou te dar outra dica sobre os tipos de conteúdos para postagem. Minha sugestão é dividi-los conforme a proporção abaixo:

 

40% EDUCAÇÃO: é falar sobre o que você sabe. Ajudar seus clientes naquilo que eles têm dúvidas;

 

30% INFOTENIMENTO: datas importantes, eventos relevantes ao seu negócio, frases legais, notícias relevantes ao seu público;

 

20% INSPIRAÇÃO: Cases de Sucesso (sua própria história ou a de clientes), Depoimentos, Reportagens de Usuários; etc.

 

10% CONVENCIMENTO: Vendas, promoções, Pesquisas e Estudos.

 

Vale ressaltar que cada caso é um caso e as proporções acima são apenas sugestões que podem ser moldadas de acordo com cada negócio. Após a divulgação do conteúdo é necessário acompanhar o engajamento, afinal, só assim você irá entender se está indo no caminho certo e em quais pontos ainda pode melhorar.

 

Tenha em mente que a produção de conteúdo é um aprendizado constante. Com o tempo você conseguirá entender o gosto do seu público, suas principais necessidades e maneiras mais efetivas de atingir sua persona. Por isso, é fundamental persistir nessa estratégia e sempre lembrar que o mais importante não é a quantidade, mas sim a qualidade do que você compartilha.

 

Jéssica Rua

Especialista em Marketing Digital e fundadora da agência Donna Pixel