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Pesquisa de expectativas do comércio para o Dia dos Namorados destaca consumidor mais exigente

Publicado em

11/06/2021 12h30

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O comércio já está na expectativa para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho. Em períodos de crise, as pessoas costumam cortar gastos e evitam consumir. Porém, aplicando as estratégias adequadas, é possível contornar essa situação e alcançar bons resultados na data romântica.

 

De acordo com o último decreto do Governo do Estado do Ceará, os shoppings estão autorizados a funcionar até as 22 horas e o comércio de rua até as 19 horas,  a partir do dia 07 de junho até o dia 13. Com isso, há expectativa do setor para aumento na procura por itens nessas lojas, embora muitos consumidores ainda prefiram investir em compras virtuais.

 

Segundo uma pesquisa realizada pela Agência Conversion, empresa de marketing digital especializada em SEO, o engajamento do e-commerce no Brasil cresceu 40%, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Os segmentos que tiveram maior crescimento foram de importados, pets, casa e móveis, farmácia e saúde, moda e acessórios.

 

Neste período de pandemia, o E-commerce, também conhecido como comércio virtual, cresceu 41% em 2020 e a projeção para 2021 é de um aumento de 26%. Sendo assim, está provado que é possível vender em períodos de crise como o atual.

 

Além disso, uma pesquisa realizada pelo Procon Fortaleza para o Dia dos Namorados apontou que os preços avaliados tiveram variação de até 493%. Os valores de produtos para comemoração da data foram obtidos no período de 31 de maio a 02 de junho de 2021.

 

O levantamento dos preços foi elaborado em lojas físicas de Fortaleza e em lojas virtuais. Foram pesquisadas 39 opções para comemoração do Dia dos Namorados. Diante disso, há a certeza de que o consumidor está mais exigente e deve pesquisar muito antes de finalizar a compra.

 

“Os produtos oferecidos na loja, seja no site ou nas redes sociais já devem vir com o preço. O cliente não tem tempo a perder. Mostre a ele que sua empresa tem diferencial, seja rápido, claro, cordial, evite gírias e deixe o atendimento o mais humanizado possível”, explica o consultor de negócios Paulo Neime.

 

Na ânsia em garantir boas vendas, os vendedores cometem falhas que afastam o cliente, segundo o especialista. “É preciso ter muito cuidado para não oferecer aquilo que o cliente não quer comprar, se tornando um vendedor chato, colocando em risco a própria venda. Não pode deixar o cliente esperando, pergunte o que ele procura especificamente, seja solícito, tire as dúvidas para oferecer o produto certo”, orienta.

 

Ainda segundo Paulo, um bom atendimento é essencial para aumentar as chances de fechar a venda. “Tenha boa vontade e paciência, demonstre carinho, procurando ajudar o cliente a escolher o produto ideal, isso vai fazer com que ele memorize que você é um vendedor atencioso, criando um relacionamento, fazendo com que ele volte e fidelizando compras futuras”, finaliza.

A Stilingue, plataforma brasileira de insights baseada em inteligência artificial, que organiza em um só lugar e em tempo real as conversas derivadas de múltiplos canais digitais, realizou um levantamento sobre as expectativas dos consumidores para o Dia dos Namorados deste ano. A plataforma coletou 206 mil publicações sobre o assunto nas redes sociais, um aumento de 18% em relação a 2020.

 

A análise, realizada em maio, aponta um crescimento de 100 mil publicações entre a primeira e a segunda quinzena do mês, com a maior proximidade da data comemorativa. Além disso, o levantamento mostra que as mulheres são o público mais engajado no assunto, com 68% do volume total de publicações, enquanto os homens 29%. Entre as marcas publicadoras, Lojas Americanas aparece em primeiro, seguida da Rommanel (que também foi destaque em 2020). A rede social mais utilizada para conversas sobre o Dia dos Namorados é o Twitter (86%) e o Instagram está em segundo (7%).

 

“Em datas especiais como o Dia dos Namorados, os profissionais de dados e experiência do cliente encontram um mar de oportunidades nas conversas derivadas de redes sociais e reviews, mas sofrem em lidar com tamanho volume de informação. Com a Stilingue, conseguimos analisar estes dados e trazer os principais insights já que é um bom momento para marcas e empresas usarem a tecnologia para aproveitar a riqueza de insumos dessas conversas”, afirma Rodrigo Helcer, CEO e co-fundador da Stilingue. “Dentre os padrões que observamos neste ano, discussões sobre ‘alto preço’ roubam a liderança das conversas, enquanto em 2020 o destaque ficava por conta de ‘apoio aos empreendimentos locais’. completa Rodrigo.

 

O levantamento também analisou a escolha dos consumidores sobre os possíveis presentes e os setores que podem ter um maior volume de vendas durante o período:

 

Alimentos: A categoria foi a mais mencionada, com mais de 3,6 mil publicações analisadas. Os destaques sobre ideias de presentes ficam por conta dos chocolates (29%) e de cestas (24%);

 

Moda: O assunto esteve presente em quase 3 mil publicações, sendo que o termo lingerie (9,85%) foi o mais comentado, seguido por roupa (6,99%) e blusa (2,76%);

 

Beleza e Maquiagem: A intenção de compras na categoria foi encontrada em pouco mais de 1,2 mil publicações, com destaque para perfumes (7,40%) e maquiagens (4,15%);

 

O aspecto financeiro também foi abordado pelos internautas em suas publicações. Os consumidores se expressaram sobre a falta de dinheiro para presentes, o aumento dos preços durante o período e, entre os solteiros, a economia de dinheiro em não ter que presentear outra pessoa. Levando em consideração as publicações sobre o assunto, o termo Preço Alto (29,18%) foi o mais utilizado pelos usuários, seguido por Formas de Pagamento (18,72%), Promoção (13,03%), Atendimento (11,79%) e Preço Baixo (9,90%).

 

Analisando as publicações relacionadas a questões mais comportamentais, os solteiros (20 mil publicações) compartilharam com os internautas que mais um ano passariam a data sem um namorado(a). Entre os posts também há menções sobre casais estarem ansiosos para o Dia dos Namorados e já terem trocado presentes.

 

Para mais detalhes, o estudo completo está disponível no blog da Stilingue.