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Pesquisa traça fotografia do profissional de mídia no Brasil

Publicado em

24/11/2023 09h44

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Realizada pelo Grupo de Mídia de São Paulo em parceria com a Kantar IBOPE Media, realiza pesquisa com informações detalhadas sobre a qualificação técnica aos profissionais

O Grupo de Mídia de São Paulo e a Kantar IBOPE Media apresentam o resultado de uma pesquisa quantitativa, que realizaram em parceria, com o propósito de traçar uma fotografia do profissional de mídia no Brasil. O objetivo foi municiar a entidade de informações para que ela ofereça cursos e oportunidades de qualificação ainda mais assertivos para as necessidades dos profissionais.

Feita online e batizada “Que Mídia é essa?”, a pesquisa ouviu 437 profissionais de mídia de agências de publicidade e mídias de clientes e veículos, identificando quais são os gaps atuais que eles apontam para a sua formação e desenvolvimento na atividade. Outro ponto, tão importante quanto a formação, levantado pelos respondentes, é a necessidade de um plano de carreira, hoje inexistente ou oferecidos em formatos variados e flexíveis demais.

“A pesquisa nos mostrou um ponto sobre o qual já tínhamos percepção: que o mercado sentia falta de cursos de especialização técnica que sejam completos, sem o viés exclusivo de uma plataforma ou outra, abordando todos os grandes temas de maneira agnóstica e gratuita, e isso passa a ser observado com mais atenção pelo Comitê de Educação do Grupo de Mídia”, afirma Aline Moda, que integra o Comitê de Educação do GM.

Ela ressalta que além da formação de novos profissionais, a entidade também quer estimular a reciclagem dos conhecimentos técnicos dos profissionais que já estão em atividade.

Ao serem perguntados sobre quais são os skills que consideram mais necessários para o profissional de mídia da atualidade, 87% dos responderam à pesquisa disseram que é Conhecimento Estratégico, 81% disseram que é Conhecimento Técnico, 69% apontaram Conhecimento de Dados, 62% indicaram Conhecimento em Performance e 50% Conhecimento de Negócios. Conhecimento de Growth foi indicado por 35%; e 28% Conhecimento de Social.

Já quando perguntados do que mais sentem falta no mercado para formar profissionais com essas skills, 59,3% indicaram Cursos Formativos de Qualidade; 45,2% disseram Gestores Bem-preparados; 45,1% indicaram que sentem falta de Incentivos para despertar interesse em profissionais que atuam e que querem se formar na área. Já 36,4% apontaram a necessidade de Planos de Carreira sólidos e transparentes; e 24,6% indicaram Atratividade Financeira e de Benefícios.

Todos os 437 profissionais que responderam à pesquisa atuam com publicidade, sendo que 98% deles estão atuantes, trabalhando no mercado. A maioria (73%) trabalha em agências, 19% em veículos, 5% em anunciantes, 2% em plataformas de tecnologia e 2% em instituição de pesquisa, sendo que 71% têm posto de Diretor, Gerente ou Supervisor. Dos respondentes, 56% são do sexo feminino e 44% do sexo masculino. 88% têm entre 25 e 54 anos de idade.

Considerando a área de atuação, as especializações dos profissionais que responderam é de Channel Planning (64%), Audiência (45%), Operação (37%), Performance (34%), Mídia do anunciante/marca (33%), Análise de Dados (30%) e Social Analytics and Listening (7%). 13% responderam “Outros”.